MP e MPF recomendam que Prefeitura de Maceió forneça alimentação e transporte para alunos do EJAI
A recomendação prevê que a alimentação siga os padrões da rede municipal e que o transporte público seja disponibilizado através do cartão VAMU

Os ministérios públicos Federal e Estadual, juntos da Defensora Pública de Alagoas, recomendaram que a Secretaria Municipal de Educação de Maceió forneça regularmente alimentação e transporte escolar gratuito para os alunos da turma Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) Diversidade.
O 7Segundos teve acesso à documentação assinada pelos órgãos, também enviada à direção da Escola Municipal Professora Maria José Carrascosa.
De acordo com o documento, a recomendação prevê que a alimentação siga os padrões da rede municipal e que o transporte público seja disponibilizado através do cartão VAMU - sistema de bilhetagem eletrônica do município. O prazo para a secretaria se manifestar em relação ao que será adotado é de 10 dias.
A necessidade foi percebida pelos ministérios durante uma visita à turma - composta, majoritariamente, por pessoas em situação de vulnerabilidade social - no dia 29 de outubro. De acordo com os órgãos, a falta de alimentação e transporte escolar tem impactado a frequência e a permanência dos alunos na escola.
Segundo os ministérios e a Defensoria, o município e a escola recebem regularmente recursos federais para o custeio da alimentação e do transporte escolar. O direito à alimentação e ao transporte é um direito dos alunos da educação básica, incluindo a educação de jovens e adultos.
“Tanto o município quanto a escola recebem regularmente recursos federais para o custeio de alimentação e transporte escolar e que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação mantém programas de financiamento específico, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, que repassam verbas regularmente às prefeituras”, disseram os órgãos.
A recomendação foi assinada pela promotora de Justiça Alexandra Beurlen, da 61ª Promotoria de Justiça de Maceió, pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão Bruno Lamenha e pelo defensor público estadual Isaac Souto.
*Com Ascom MPF
Últimas notícias

Instituto de Identificação atende população em situação de rua no Centro de Maceió

Polícia Civil esclarece caso de recém-nascido encontrado morto em Pão de Açúcar

Prefeitos alagoanos voltam cobrar pauta municipalista

Disputa por guarda de neta motivou morte de homem com golpes de foice em Campo Alegre
Caso Ana Beatriz: corpo encontrado dentro de fossa passará por exame de DNA

Homem é brutalmente assassinado a golpes de foice no Centro de Campo Alegre
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
