Estudo aponta redução no índice de trabalho infantil em Alagoas em 2023
Segundo o levantamento, foi registrada uma queda de 17,4%, o equivalente a 4.229
Um estudo realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, do Governo Federal, apontou que houve uma redução de 17,4% no índice de trabalho infantil em Alagoas em 2023, o equivalente a 4.229.
Segundo o levantamento, intitulado "Diagnóstico Ligeiro do Trabalho Infantil – Brasil, por Unidades da Federação 2022", em 2022 havia 24.815 pessoas de 5 a 17 anos em situação de trabalho no estado. No ano seguinte, foi registrado um total de 20.586.
Alagoas foi um dos estados que tiveram uma maior redução no número de casos. Os grandes destaques foram Rio Grande do Norte e Amapá, com uma diminuição de 51,6% cada um; Acre (43,0%), Santa Catarina (31,8%) e Espírito Santo (31,4%).
Entre as Unidade da Federação (UF) com os maiores números de aumento de trabalho infantil estão Tocantins, com 29.189 casos (45,2%), Distrito Federal, com 18.422 (32,2%) e Rio de Janeiro, com 40.768 (19,7%).
Minas Gerais e São Paulo lideram em números absolutos de crianças e adolescentes em trabalho infantil, com 213.928 e 197.470 menores. No Brasil, o estudo revelou que houve uma queda de 14,6%, o que equivale a 274.125. Em 2023, o país registrou um total de 1.606.937 pessoas em situação de trabalho infantil.
O estudo se baseou nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Veja também
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
