Quadrilha Junina Santa Fé se torna Patrimônio Cultural de Alagoas
Projeto de autoria da deputada Cibele Moura foi aprovado na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou o projeto de lei, de autoria da deputada Cibele Moura, tornando a premiada quadrilha junina Santa Fé, de Maceió, Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Alagoas. Com a aprovação unânime em segundo turno, na sessão desta quinta-feira (14), a proposta segue agora para sanção do governador Paulo Dantas.
Na ocasião da apresentação do projeto de lei concedendo a honraria, em junho deste ano, Cibele destacou que a Santa Fé é uma “quadrilha gigante, que representa outras tantas quadrilhas do nosso estado e mantém viva a tradição do São João nordestino e alagoano”.
A deputada, que é considerada uma das “madrinhas” da Santa Fé e tem na defesa da valorização da cultura uma de suas pautas, pontuou que, desde que foi criada, em 2015, a quadrilha acumula vitórias, levando o São João de Alagoas para todo o país.
Em 2016, no seu primeiro ano de existência, a Santa Fé alcançou o grupo especial de quadrilhas juninas no estado, consagrando-se Campeã Alagoana. Em 2017, já no grupo especial, a junina tomou-se campeã do Concurso Forró e Folia promovido pela TV Gazeta de Alagoas e representou o estado no Festival de Quadrilhas Globo Nordeste, feito que repetiu em 2019, com o espetáculo "Farinhadaboa”.
A Santa Fé também conquistou o título de Campeã Alagoana em 2018 e o Vice-Campeonato Nacional em 2019. Em 2022, o projeto para o espetáculo “Arigós - Heróis Esquecidos”, que havia sido planejado para 2020, ganhou vida depois da pandemia, representando um ato de resistência.
Entre as conquistas da Santa Fé destacam-se ainda terceira colocação no Festival Interestadual de Quadrilhas de Mossoró/RN e Maragogi/AL, o título de campeã do Concurso Interestadual de Atalaia/AL, e a representação de Alagoas na Mostra de Dança da Rede Globo Nordeste.
Em 2023, a Santa Fé embarcou em uma jornada repleta de magia, encanto e mistério à luz da lua, com o tema "Vurdón" (Carruagem Cigana). E, em 2024, falou sobre a “Infinita fogueira”, com o objetivo de resgatar os antigos festejos juninos, com familiares ao redor das fogueiras e muitas comidas típicas.
Veja também
Últimas notícias
Motorhome desce ladeira e cai no Rio São Francisco em Piranhas
Leonardo Dias denuncia sofrimento de pacientes em UPAs e cobra autoridades
Motociclista morre após engavetamento na BR-316, em Atalaia
Carreta avança sinal vermelho e provoca acidente na Avenida Fernandes Lima
Vídeo dos bastidores da Mega-Sena da Virada gera dúvidas nas redes sociais
BRT, ônibus modernos e tecnologia: Maceió entra na era da mobilidade inteligente
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
