Polícia

PMs mobilizam esforços para que morte do capitão Abraão Taveira seja esclarecida

Militares terão reunião na sede da OAB para pedir apuração

Por 7Segundos 23/11/2024 18h06 - Atualizado em 23/11/2024 19h07
PMs mobilizam esforços para que morte do capitão Abraão Taveira seja esclarecida
Tenente Abraão da Silva Taveira - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Militares alagoanos estão se mobilizando para que a morte do capitão Abraão Taveira seja esclarecida. PMs do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) vão se reunir com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) para pedir apuração das circunstâncias que levaram à morte do militar, ocorrida em setembro de 2024.

O encontro está marcado para a segunda-feira (25), às 11h, na sede da OAB-AL, no bairro Jacarecica, no Litoral Norte de Maceió, reunindo companheiros de farda, familiares e representantes da corporação. O objetivo do encontro é unir forças e cobrar celeridade na apuração dos acontecimentos que levaram à morte do militar.

Promovido a capitão postumamente, o então 1º tenente Abraão da Silva Taveira, tinha 39 anos e faleceu em 8 de setembro de 2023, em Brasília-DF. Ele sofreu um grave acidente durante o treinamento do Curso Operacional de Cinotecnia, promovido pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) no dia 30 de agosto de 2023. O combatente ficou internado no Hospital de Base nos dias seguintes, mas, apesar de todos os esforços médicos, não resistiu.

Taveira

O militar ingressou na PMAL em janeiro de 2016 e após concluir o Curso de Formação de Oficiais (CFO) foi declarado Aspirante da Turma 2018. O tenente era lotado no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) exercendo a função de comandante do Canil.

Sua carreira foi breve, porém notável. Uma história de serviço marcada pela busca constante por qualificação e aprimoramento técnico, com destacável desempenho em operações especiais e em policiamento com cães. Seu profissionalismo fez com que, em janeiro deste ano, o oficial fosse convocado para comandar a tropa alagoana enviada para reforçar a segurança no Distrito Federal.

No dia 30 de agosto de 2023, o tenente Taveira sofreu um grave acidente durante treinamento no Curso Operacional de Cinotecnia da Polícia Militar do Distrito Federal. Nos dias subsequentes esteve internado no Hospital de Base, mas não resistiu, vindo a falecer.