MP questiona Kil Freitas sobre uso indevido de ônibus escolar em acidente na Serra da Barriga
Prefeito de União dos Palmares tem dois dias para esclarecer questionamento do órgão

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) questiona o uso indevido do transporte escolar no trágico acidente envolvendo um ônibus na Serra da Barriga nesse domingo (24). Uma resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) proíbe o uso desse tipo de veículo para outras finalidades que não seja o transporte de alunos.
O MP requisitou, na manhã desta segunda-feira (25), que o prefeito Kil Freitas (MDB), esclareça as condições do veículo em questão e por qual motivo o mesmo estaria sendo utilizado para passeio turístico.
“O Ministério Público informa que, na manhã desta segunda-feira (25), requisitou à Prefeitura de União dos Palmares informações a respeito das condições do veículo, como comprovação da inspeção semestral exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro, assim como a justificativa do uso do transporte escolar para referida finalidade”, diz um trecho da nota.
A prefeitura de União terá 48 horas para apresentar os esclarecimentos que o Ministério Público fez à gestão de Kil.
“O município terá 48 horas para apresentar uma resposta. E, ainda nesse domingo (24), o MPAL também requisitou instauração de inquérito à Polícia Civil, de modo que possa ser apurada a causa do acidente que tirou a vida de 18 alagoanos”, finaliza a nota.
A Prefeitura de União informou, na noite desse domingo (24), através de nota, que o ônibus é terceirizado e que está com todas as vistorias em dia.
A resolução CD/FNDE nº 01/21 e os demais normativos do Programa Caminho da Escola proíbem o uso indevido dos veículos de transporte escolar. O uso indevido inclui:
• Transportar pessoas que não estejam matriculadas na rede pública de ensino;
• Transportar cargas ou animais;
• Deszelo, descaracterização e abandono dos veículos.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também proíbe conduzir veículos escolares sem autorização para tal finalidade. Essa infração é considerada gravíssima e pode resultar em multa de R$1.467,35, sete pontos na CNH e remoção do veículo ao pátio.
Veja também
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
