Operação do MP mira em comércios clandestinos de gás, em Maceió
Foram recolhidos botijões, documentos fiscais e outros itens relacionados a estocagem e a comercialização

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) deflagrou nesta sexta-feira (29) uma operação com o objetivo de desarticular pontos de venda clandestinos de gás liquefeito de petróleo (GLP) no bairro do Benedito Bentes, em Maceió.
A operação 'Chama Segura' cumpriu três mandados de busca e apreensão em três pontos de vendas revendas clandestinas de GLP que não possuíam autorização nem para armazenar e nem para vender o produto.
Com apoio da Polícias Civil e Militar e Corpo Bombeiros, foram recolhidos botijões, documentos fiscais e outros itens relacionados a estocagem e a comercialização do gás.

O trabalho de investigação contra esses estabelecimentos começou a partir de denúncia recebida pela 1ª Promotoria de Justiça da Capital (Defesa do Consumidor), transformando-se na notícia de fato nº 062.2022.00000062-7. Os mandados foram expedidos pela 12ª Vara Criminal.
A operação
A operação foi conduzida pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, representada pelos promotores de Justiça Denis Oliveira e Max Martins, e pelas Promotorias de Justiça Criminais, que contou com a atuação dos promotores Bolívar Ferro, José Carlos Castro (coordenador) e Marluce Falcão. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MPAL (Gaeco), por meio do coordenador Napoleão Franco, e as Polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, deram o apoio operacional à ação.

Riscos à segurança pública
O gás liquefeito de petróleo é uma substância extremamente perigosa, com alto potencial explosivo e tóxico, cuja venda irregular viola legislações de segurança pública, ordem econômica e tributária.
A operação foi articulada depois que o Sindicato dos Revendedores de Gás de Alagoas (Sargas) protocolou uma representação no MPAL apontando a existência de comércios ilegais operando sem a devida autorização dos órgãos competentes, alertando para os riscos de acidentes graves, como explosões e intoxicações. Tal denúncia foi motivada em razão da tragédia ocorrida em Maceió envolvendo a explosão de um prédio residencial, que resultou na morte de três pessoas.
Prevenção e responsabilidade
Além do combate a essas irregularidades, a operação “Chama Segura” reafirmou o compromisso do Ministério Público com a segurança da população, uma vez que estancou a continuidade de práticas ilegais que estavam expondo consumidores e trabalhadores a riscos extremos, para além de mostrar a importância da regularização no mercado e da necessidade de cumprimento às normas de segurança.
O Ministério Público de Alagoas atua de forma constante no combate a práticas ilegais desse tipo, por meio de fiscalizações, inspeções e operações estratégicas.
Próximos passos
Todo o material apreendido será analisado para subsidiar as próximas etapas da investigação, que buscarão identificar e responsabilizar os envolvidos nas atividades ilegais, de modo que Maceió tenha um mercado de venda de GLP seguro e regulamentado.
Últimas notícias
Governo de Alagoas entrega importantes obras na celebração do aniversário de Paripueira

Nattan e Nattanzinho visitam Mercado da Produção e praias de Maceió após show lotado

Homem agride e ameaça companheira com faca no Benedito Bentes

Guarda Municipal de Delmiro recupera duas motos com queixa de roubo durante plantão noturno

Motociclista embriagado fura bloqueio e xinga policiais no Trapiche

Mulher impede companheiro de beber com os vizinhos e é agredida no Jacintinho
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
