Cibele Moura protocola PL para capacitar estudantes da rede estadual para o mercado de trabalho
Segundo o projeto, a preparação dos estudantes vai ser realizada por meio de atividades práticas e teóricas, integradas ao currículo acadêmico
A deputada estadual Cibele Moura protocolou, na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o Projeto de Lei número 1.190/2024, que dispõe sobre a criação do Programa de Capacitação para a Vida Profissional nas escolas estaduais de Alagoas.
O projeto visa preparar os estudantes para o mercado de trabalho, por meio de atividades práticas e teóricas, integradas ao currículo acadêmico. Algumas das atividades desenvolvidas são: orientação para elaboração de currículo, desenvolvimento de competências profissionais, simulação de entrevistas de emprego, educação financeira básica, introdução ao empreendedorismo e práticas de voluntariado.
Para Cibele, a preparação dos jovens para o mercado de trabalho é uma questão central no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a educação e o bem-estar social: “Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo e dinâmico, é fundamental que a escola ofereça mais do que apenas o conhecimento acadêmico tradicional, mas também auxilie os estudantes a desenvolverem habilidades práticas e competências profissionais que os tornem aptos a enfrentar os desafios do mercado de trabalho”.
O Programa de Capacitação para a Vida Profissional será implantado de forma gradual, conforme disponibilidade orçamentária e logística, priorizando as escolas de ensino médio e profissionalizante.
Caberá à Secretaria de Estado da Educação e à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação de Alagoas o desenvolvimento do conteúdo programático e a capacitação dos professores, bem como a criação de parcerias com empresas e a avaliação do progresso dos alunos.
A deputada pontua que o programa, ao propor a inclusão de atividades práticas como elaboração de currículos, preparação para entrevistas, e noções de empreendedorismo e educação financeira, amplia o papel da escola: “O objetivo não é apenas educar os alunos academicamente, mas formar cidadãos autônomos e prontos para o mundo profissional”.
“A falta de experiência prática é um dos principais obstáculos enfrentados pelos jovens na busca pelo primeiro emprego. A introdução desses conhecimentos, ainda na fase escolar, possibilita que os estudantes tenham contato com competências essenciais para suas futuras carreiras, como a comunicação eficaz, o trabalho em equipe e a capacidade de resolução de problemas, aspectos fundamentais em qualquer área de atuação”, disse.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
