Cibele Moura protocola PL para capacitar estudantes da rede estadual para o mercado de trabalho
Segundo o projeto, a preparação dos estudantes vai ser realizada por meio de atividades práticas e teóricas, integradas ao currículo acadêmico
A deputada estadual Cibele Moura protocolou, na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o Projeto de Lei número 1.190/2024, que dispõe sobre a criação do Programa de Capacitação para a Vida Profissional nas escolas estaduais de Alagoas.
O projeto visa preparar os estudantes para o mercado de trabalho, por meio de atividades práticas e teóricas, integradas ao currículo acadêmico. Algumas das atividades desenvolvidas são: orientação para elaboração de currículo, desenvolvimento de competências profissionais, simulação de entrevistas de emprego, educação financeira básica, introdução ao empreendedorismo e práticas de voluntariado.
Para Cibele, a preparação dos jovens para o mercado de trabalho é uma questão central no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a educação e o bem-estar social: “Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo e dinâmico, é fundamental que a escola ofereça mais do que apenas o conhecimento acadêmico tradicional, mas também auxilie os estudantes a desenvolverem habilidades práticas e competências profissionais que os tornem aptos a enfrentar os desafios do mercado de trabalho”.
O Programa de Capacitação para a Vida Profissional será implantado de forma gradual, conforme disponibilidade orçamentária e logística, priorizando as escolas de ensino médio e profissionalizante.
Caberá à Secretaria de Estado da Educação e à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação de Alagoas o desenvolvimento do conteúdo programático e a capacitação dos professores, bem como a criação de parcerias com empresas e a avaliação do progresso dos alunos.
A deputada pontua que o programa, ao propor a inclusão de atividades práticas como elaboração de currículos, preparação para entrevistas, e noções de empreendedorismo e educação financeira, amplia o papel da escola: “O objetivo não é apenas educar os alunos academicamente, mas formar cidadãos autônomos e prontos para o mundo profissional”.
“A falta de experiência prática é um dos principais obstáculos enfrentados pelos jovens na busca pelo primeiro emprego. A introdução desses conhecimentos, ainda na fase escolar, possibilita que os estudantes tenham contato com competências essenciais para suas futuras carreiras, como a comunicação eficaz, o trabalho em equipe e a capacidade de resolução de problemas, aspectos fundamentais em qualquer área de atuação”, disse.
Veja também
Últimas notícias
Banco de Leite Humano do HU precisa de doações urgentes para atender recém-nascidos
Polícia investiga fotos que circulam após desaparecimento de mulher no Vergel do Lago
Governo Federal reconhece situação de emergência em Ouro Branco
Mega Operação Fecha Mês da WS Estofados traz ofertas imperdíveis em Arapiraca
Carnafolia promete arrastão de muita música e animação em Junqueiro
Folia de Rua: SMTT Arapiraca define bloqueios para os dias de festa
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
