Cibele Moura protocola PL para capacitar estudantes da rede estadual para o mercado de trabalho
Segundo o projeto, a preparação dos estudantes vai ser realizada por meio de atividades práticas e teóricas, integradas ao currículo acadêmico
A deputada estadual Cibele Moura protocolou, na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o Projeto de Lei número 1.190/2024, que dispõe sobre a criação do Programa de Capacitação para a Vida Profissional nas escolas estaduais de Alagoas.
O projeto visa preparar os estudantes para o mercado de trabalho, por meio de atividades práticas e teóricas, integradas ao currículo acadêmico. Algumas das atividades desenvolvidas são: orientação para elaboração de currículo, desenvolvimento de competências profissionais, simulação de entrevistas de emprego, educação financeira básica, introdução ao empreendedorismo e práticas de voluntariado.
Para Cibele, a preparação dos jovens para o mercado de trabalho é uma questão central no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a educação e o bem-estar social: “Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo e dinâmico, é fundamental que a escola ofereça mais do que apenas o conhecimento acadêmico tradicional, mas também auxilie os estudantes a desenvolverem habilidades práticas e competências profissionais que os tornem aptos a enfrentar os desafios do mercado de trabalho”.
O Programa de Capacitação para a Vida Profissional será implantado de forma gradual, conforme disponibilidade orçamentária e logística, priorizando as escolas de ensino médio e profissionalizante.
Caberá à Secretaria de Estado da Educação e à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação de Alagoas o desenvolvimento do conteúdo programático e a capacitação dos professores, bem como a criação de parcerias com empresas e a avaliação do progresso dos alunos.
A deputada pontua que o programa, ao propor a inclusão de atividades práticas como elaboração de currículos, preparação para entrevistas, e noções de empreendedorismo e educação financeira, amplia o papel da escola: “O objetivo não é apenas educar os alunos academicamente, mas formar cidadãos autônomos e prontos para o mundo profissional”.
“A falta de experiência prática é um dos principais obstáculos enfrentados pelos jovens na busca pelo primeiro emprego. A introdução desses conhecimentos, ainda na fase escolar, possibilita que os estudantes tenham contato com competências essenciais para suas futuras carreiras, como a comunicação eficaz, o trabalho em equipe e a capacidade de resolução de problemas, aspectos fundamentais em qualquer área de atuação”, disse.