‘Castelo de cartas’: perito fala da fragilidade da estrutura do prédio que desabou após explosão
Tragédia ocorrida no início de novembro deste ano causou enorme comoção em todo o país
Durante entrevista coletiva, realizada nesta sexta-feira (6), sobre os resultados periciais da explosão que provocou o desabamento de um prédio no Residencial Maceió I, no início do mês de novembro, os peritos foi levantaram a possibilidade de ter havido modificações na estrutura dos blocos das unidades atingidas. Além disso, o material que compõe a estrutura das paredes seria de concreto celular moldado, um tipo de pré- moldado, material de construção considerado leve.
Segundo a fala do perito responsável por essa avaliação, Marcelo Velez, além da própria fragilidade da estrutura dos prédios, pode também ter ocorrido uma modificação irregular na composição dos residenciais – alguma construção irregular que teria afetado a estrutura do local. Isso explicaria a proporção da destruição causada pela explosão.
O perito comparou o que ocorreu a uma castelo de cartas, para exemplificar a fragilidade da estrutura do local tingido: “Vocês podem imaginar um castelo de cartas, ou um empilhamento de peças de dominó. Uma vez que é cessada a base que dão suporte, as unidades superiores desmoronam por gravidade”, explicou.
O perito falou, ainda que os blocos que compõem a estrutura dos residenciais daquele local teriam, além da função de vedação, ou proteção do espaço, possuem, ainda, a função estrutural.
A tragédia
Uma enorme explosão, provocada por vazamento de gás de cozinha, causou o desabamento de um prédio no Conjunto Maceió I, no bairro Cidade Universitária, em Maceió. O grave acidente resultou na morte de duas pessoas, um homem de 57 anos, identificado como Gilvan da Silva, e do neto dele, Tharlysson Felipe da Silva Ferreira, de 10 anos.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
