Nutricionista orienta os pais sobre a alimentação dos pequenos no verão
Com as altas temperaturas e exposição ao sol, é importante manter as crianças hidratadas para evitar riscos à saúde
Com o período de férias escolares de verão, nos meses de dezembro e janeiro, as crianças costumam passar mais tempo brincando ao ar livre e, consequentemente, se expõem mais ao sol. De acordo com a nutricionista Aline Martins, que atua no Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió, é fundamental que os pais ou responsáveis redobrem a atenção quanto à alimentação dos pequenos durante esta época, que é considerada a mais quente do ano.
Com o aumento dos passeios e exposição ao sol, a nutricionista do HCA explica que devem ser adotados cuidados específicos com o público infantil. “É de extrema importância que as crianças sejam hidratadas. Além de água potável, a água de coco e sucos de frutas são boas alternativas. Tudo isso é bem-vindo, em especial, no momento em que os pequenos estão brincando e não percebem que estão com sede”, enfatiza a profissional.
Além da hidratação, os pais e responsáveis devem estar atentos à alimentação oferecida para as crianças. Planejar-se com antecedência é a melhor opção para poder fazer lanches frescos, preferencialmente à base de frutas, que devem ser cortadas em casa e levadas para os passeios de forma bem acondicionada, para evitar, deste modo, a contaminação por microorganismos nocivos à saúde, a exemplo de bactérias.
A nutricionista do HCA também faz um alerta sobre os alimentos industrializados. “Esses alimentos são de fácil aquisição nos locais de passeio. Então, um alerta importante é para as crianças menores de 2 anos de idade. Essas não podem fazer uso de alimentos açucarados ou adoçados artificialmente”, informa Aline Martins.