Faixa verde: Leonardo Dias aprova requerimento para realização de Audiência Pública
As mudanças implementadas geraram reações diversas entre os moradores, comerciantes e frequentadores da região
A Câmara Municipal de Maceió (CMM) aprovou, nesta quinta-feira (19), durante Sessão Ordinária, o requerimento do vereador Leonardo Dias (PL) para a realização de uma Audiência Pública destinada a discutir os impactos econômicos e sociais da proibição de estacionamento na orla da capital alagoana ocasionada pela instalação da chamada faixa verde.
Segundo Leonardo Dias, a audiência é essencial para promover uma ampla discussão envolvendo todos os segmentos da sociedade, com o objetivo de encontrar soluções que equilibrem a mobilidade urbana e os interesses da população da região da orla de Maceió.
Desde o anúncio das alterações na orla da Ponta Verde, ambulantes, empresários e moradores manifestaram preocupações ao vereador, que passou a defender um diálogo mais abrangente para viabilizar soluções que atendam às necessidades da população.
As mudanças implementadas geraram reações diversas entre os moradores, comerciantes e frequentadores da região. Entidades representativas dos setores de bares, restaurantes, turismo, hotelaria, comércio e serviços também expressaram preocupação com os potenciais prejuízos econômicos decorrentes da proibição de estacionamento.
Segundo o segmento, a falta de vagas pode afastar clientes e turistas, comprometendo o faturamento dos estabelecimentos locais. Em resposta às críticas, a Justiça de Alagoas, por meio de uma decisão liminar emitida em 17 de dezembro de 2024, determinou a suspensão imediata das alterações no trânsito da Avenida Silvio Carlos Viana. A decisão incluiu a paralisação das obras em andamento e a revisão das regulamentações que proibiam o estacionamento na via.
Em virtude da decisão judicial, o vereador Leonardo Dias também aprovou uma solicitação para o cancelamento das multas aplicadas aos motoristas durante o período em que as alterações estiveram em vigor.
“Diante desse contexto, é fundamental a realização de uma Audiência Pública para discutir os impactos econômicos e sociais decorrentes da proibição de estacionamento na orla de Maceió. Essa audiência permitirá debater os efeitos das medidas sobre o comércio local, turismo e qualidade de vida dos moradores, ouvir as demandas e sugestões da população, empresários e trabalhadores afetados, e avaliar alternativas viáveis que conciliem a mobilidade urbana, a prática de atividades físicas e o desenvolvimento econômico da região”, afirmou o vereador.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
