Associações defendem Alagoas como a 'capital brasileira dos Réveillons'
Impactos ultrapassam a virada do ano, posicionando o Estado como um dos destinos mais procurados de 2024

Alagoas se consolidou como “a capital brasileira do Réveillon”, comparável ao reconhecimento que Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro têm pelo carnaval ou Campina Grande e Caruaru pelo São João.
Esse status é resultado de esforços contínuos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria público-privada com os serviços e equipamentos locais, como hotéis e restaurantes. Os impactos ultrapassam a virada do ano, posicionando Alagoas como um dos destinos mais procurados de 2024.
Para Gabriel Cedrim, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/AL), os eventos são oportunidades para atrair o turista e fortalecer a economia.
“De Norte a Sul do estado, grandes festas promovem nosso destino, geram renda e garantem alta ocupação hoteleira. A ampliação da malha aérea, com voos exclusivos neste período, é mais um exemplo do compromisso do governo com o setor”, destacou.
Segundo Samuel Silva, presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV/AL), o impacto dos eventos de virada do ano vai além das fronteiras de Alagoas.
“Agências de turismo de outros estados incluem nossos serviços locais em pacotes, gerando riquezas para o estado. Além disso, o Réveillon é uma porta de entrada para que visitantes retornem, impulsionados pelas ações de promoção realizadas pelo Governo de Alagoas em parceria com o setor privado”, disse Samuel.
O presidente da Abrasel/AL, Marcus Batalha, confirmou que o réveillon e o verão são os momentos mais esperados pelo setor de bares e restaurantes.
“Essa temporada fortalece o turismo, movimenta a economia local, gera empregos e cria oportunidades para empreendedores. As experiências gastronômicas únicas de Alagoas consolidam nosso estado como destino de referência e impulsionam toda a cadeia produtiva do turismo."
Resultados de 2024
- Baixa temporada: melhor desempenho da história do estado.
- Novos voos: parceria com Azul Viagens garantiu 30 voos semanais extras em julho.
- Turismo internacional: de janeiro a novembro, houve um aumento de mais de 40% no desembarque de turistas internacionais
- Na promoção nacional e internacional parcerias estratégicas com Argentina, Portugal e Uruguai ampliaram a visibilidade de Alagoas e impulsionaram emprego e renda no estado.
“Muitas áreas ganham nesse período, como salões de beleza, costureiras, lojas de roupa, quem vende bebidas e alimentos. Essa movimentação ajuda diretamente o alagoano e, indiretamente, o Governo do Estado, que arrecada mais impostos com a economia girando. Com mais recursos, podemos direcionar investimentos para políticas públicas que melhoram a vida de quem mais precisa”, disse a secretaria de estado do Turismo, Bárbara Braga.
Veja também
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
