Fogos de artifício sem estampido em Paripueira viram exemplo na Festa da Virada
Deputada estadual, Cibele Moura, elogiou a iniciativa do Município, destacando que, no próximo réveillon os fogos barulhentos estarão proibidos em Alagoas
A Prefeitura de Paripueira, no litoral norte de Alagoas, deu exemplo de sensibilidade ao comemorar a virada para 2025 com um espetáculo de fogos de artifício sem estampido.
Em suas redes sociais, a deputada estadual Cibele Moura elogiou a iniciativa do Município, destacando que, no próximo réveillon os fogos barulhentos estarão legalmente proibidos em Alagoas.
"Orgulho danado eu senti quando vi uma menina de uns 10 anos explicando ao irmão qual a importância de não ter o barulho. A nova geração vem forte", escreveu Cibele, relatando a cena presenciada por ela em Paripueira, na noite do réveillon.
Cibele Moura foi a relatora, na Comissão de Constituição e Justiça - presidida por ela - da Assembleia Legislativa da lei que proíbe, em todo o território alagoano, o comércio, transporte, manuseio e uso de fogos de artifício que produzam barulho e de qualquer outro artefato pirotécnico com estampidos.
Embora as penalidades previstas para quem descumprir a lei estadual só comecem a vigorar em 2026, a parlamentar vem, há anos, lutando para conscientização em relação aos malefícios causados pelos fogos barulhentos, especialmente a crianças, pessoas com autismo, idosos e animai.
"Fiquei muito feliz com a decisão da Prefeitura de Paripueira, que demonstrou compromisso com o bem-estar da população mais vulnerável e dos animais, que são os que mais sofrem com o barulho intenso dos fogos tradicionais. A medida também foi bem recebida pela comunidade, que pôde desfrutar de um show de luzes no céu, de empatia e inclusão", concluiu a deputada.