Assembleia Legislativa aprova bonificação para profissionais da Educação de Alagoas
Projeto visa premiar os servidores que se destacaram no desempenho do Programa Escola 10
Em uma sessão extraordinária, realizada nesta terça-feira (14), a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei nº 1258/2024, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a concessão de uma bonificação extraordinária para os profissionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O projeto visa premiar os servidores que se destacaram no desempenho do Programa Escola 10, especialmente aqueles que contribuíram para o alcance das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no ano de 2023.
A proposta, que teve ampla aprovação entre os deputados, define que todos os profissionais da Seduc, sejam servidores efetivos, ocupantes de cargos comissionados ou contratados temporários, estarão aptos a receber a bonificação.
O valor da bonificação será equivalente ao 13° salário de 2024 para os servidores que estiverem lotados nas unidades de ensino que atingiram as metas do IDEB. Para os demais profissionais, o valor será correspondente à metade do 13º salário.
A bonificação terá caráter indenizatório e não será incorporada à remuneração do profissional, sendo repassada por meio de depósito bancário na mesma conta vinculada à folha de pagamento.
Após a aprovação do projeto, o deputado Ronaldo Medeiros (PT) expressou sua satisfação pela votação unânime e agradeceu tanto aos parlamentares quanto ao governador Paulo Dantas, que enviou a proposta.
"A Assembleia Legislativa dá um grande exemplo ao interromper o recesso para votar essa matéria, que é de grande importância para a educação alagoana e beneficia milhares de profissionais da Secretaria de Educação", afirmou Medeiros.
Por sua vez, o deputado Delegado Leonam (União Brasil) também destacou a relevância da proposta, ressaltando que a valorização dos educadores é fundamental para o desenvolvimento social e econômico do Estado. "A educação é a base do desenvolvimento e, ao valorizar os educadores, estamos investindo no futuro de Alagoas", declarou.
Realidade nas escolas
Leonam também fez um alerta durante a sessão sobre a realidade enfrentada por muitas escolas, mencionando que, em uma fiscalização recente, constatou diversas deficiências estruturais nas unidades de ensino.
"Falta de fornecimento de água, ausência de ar-condicionado, tomadas em condições precárias e até mesmo refeitórios em péssimas condições são problemas que comprometem o desenvolvimento escolar", lamentou.
Veja também
Últimas notícias
Carro capota após colisão em cruzamento no Conjunto Maceió I, na parte alta da cidade
Homem morre após colisão entre carro e carreta na BR-101, em Novo Lino
Fabrício Faustino reúne mais de 3 mil pessoas em festa inédita do Dia das Mães em Paulo Jacinto
Sem filtro e sem IA: nascer do sol no rio Madeira impressiona pelas cores vibrantes
Idosa se ajoelha para tentar impedir máquina de entrar em fazenda para obra de duplicação da GO-330
Criança de 11 anos é mordida por tubarão em praia de Pernambuco
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
