Política

[Vídeo] Sob forte comoção, Alagoas dá o último adeus à Biu Lira

Político alagoano foi sepultado na manhã desta terça-feira, no Campo Santo Parque das Flores, em Maceió

Por Wanessa Santos 15/01/2025 11h11 - Atualizado em 15/01/2025 14h02
[Vídeo] Sob forte comoção, Alagoas dá o último adeus à Biu Lira
Arthur Lira, filho de Biu Lira, durante o sepultamento do pai, em Maceió - Foto: Marcos Sousa / Rede Antena 7

Foi sepultado, na manhã desta quarta-feira (15), o político alagoano, prefeito reeleito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira. O enterro ocorreu no Campo Santo Parque das Flores, que fica localizado na Avenida Durval de Góes Monteiro, em Maceió. Na despedida à Biu Lira, estiveram presentes diversos nomes da política alagoana e nacional, como o filho de Biu, o deputado federal Arthur Lira.

Sob forte comoção, familiares, amigos, autoridades policiais e políticas deram o último adeus a Benedito de Lira. O prefeito de Maceió, JHC, o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, além dos deputados Rafael Brito, Ronaldo Medeiros, Thiago Prado e Leonan Pinheiro também foram prestar as últimas homenagens ao ilustre político alagoano, que faleceu nesta terça-feira (14), após uma dura luta contra o câncer.

Em um pronunciamento bastante emocionado, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse que apenas a matéria de seu pai, hoje, tinha ido embora. Lira relembrou os quase 60 anos do pai dedicados ao trabalho na política, e agradeceu a presença de todos que puderam comparecer no último adeus a Biu: “Todos esses amigos que vieram nos prestigiar, eu queria agradecer a todos, foram amigos do Brasil todo, fizeram um esforço para estar aqui hoje, para dar o adeus a ele”, disse Arthur Lira.

Arthur Lira acompanha o velório do pai, Biu Lira, falecido nessa terça-feira (13) / Foto: Marcos Sousa

Sobre o pai, Lira revelou que a luta contra a doença durou cerca de 20 anos, mas que quase ninguém sabia. “Nunca fez ‘propaganda’, sempre foi um guerreiro, e o guerreiro tem o tempo de descansar, tem o tempo de deixar um pouco o sofrimento de lado e estar junto de Deus”, desabafou o deputado.

Autoridades enviam coroas de flores

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, além do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, que não puderam estar presentes no sepultamento de Benedito de Lira, enviaram coroas de flores como forma de prestar uma última homenagem ao político alagoano. O ex presidente, Jair Messias Bolsonaro também mandou flores, em nome dele e de sua esposa, Michele Bolsonaro.

Coroas de flores enviadas pelo presidente Lula, o senador Rodrigo Pacheco e o ex presidente Jair Bolsonaro / Foto: Juliana Leandro

Benedito, ou Biu como era conhecido, enfrentava um tratamento oncológico. No dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, submeteu-se a um procedimento cirúrgico de emergência e estava internado no Hospital Arthur Ramos, na capital alagoana. Ele acabou falecendo após uma parada cardíaca.

Biu deixa a esposa, Tereza Palmeira, além dos filhos Arthur Lira, Adriana e Aline.