Alagoas Mais Verde: projeto incentiva a arborização através de doações de mudas
Interessados podem solicitar espécies através do Portal IMA + e presencialmente, na sede do órgão

Com o objetivo de promover a arborização no estado, o projeto Alagoas Mais Verde, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), ajuda a recuperar áreas degradadas através de doações de mudas e compartilhando conhecimento sobre a educação ambiental para crianças, adultos e ONGs. Além disso, também promove o plantio de espécies nativas que são encontradas nos principais biomas alagoanos: Mata Atlântica e Caatinga.
Segundo o coordenador do projeto, Wictor Thomas, o viveiro florestal do IMA conta com diversas espécies nativas disponíveis para doação, e qualquer pessoa pode solicitar uma muda para o plantio. “Essas plantas, em geral, são árvores que já têm um crescimento mais avantajado. As pessoas podem fazer as solicitações dessas árvores, colocando lá a quantidade, as espécies de interesse e qual é a área onde será feito o plantio”, explicou o biólogo.
O pedido pode ser feito através do Portal Ambiental IMA +, mas também é possível protocolar um ofício de solicitação presencialmente, na sede do IMA, localizada no bairro do Farol. Caso o interessado não conheça as espécies e tenha dúvidas sobre quais plantas seriam adequadas para o espaço onde deseja cultivá-las, um técnico responsável poderá escolher e informar como deverá ser feito o plantio.
Entre as árvores disponíveis no viveiro estão exemplares de Pau-brasil, Ipês roxo, amarelo, rosa e branco, Aroeira, Ingá, Oitizeiro, Canafístulas, Farinha seca e Paineira rosa. “Em geral, as espécies mais pedidas são os Ipês, já que são plantas que tem uma beleza natural muito grande e flores vistosas. Mas outras espécies têm o mesmo potencial, como o Jenipapo, Tamboril e o Pau-brasil, que são espécies que também têm flores vistosas”, contou Thomas.
Se após o recebimento das mudas o solicitante tiver dúvidas sobre os cuidados que deve ter com as árvores, como adubação e podas, é possível entrar em contato com o IMA através do ramal da educação ambiental. Os técnicos responsáveis pelo projeto auxiliam com informações sobre as espécies doadas, para garantir que o exemplar cresça bonito e saudável.
“Eu convido todos a plantarem árvores, fazendo com que nosso estado seja ainda mais verde, proporcionando mais bem-estar, como sombras, ar fresco e diminuição da temperatura. Tudo isso ajuda a melhorar a qualidade de vida e também a questão ecológica, que é muito importante para nós”, propõe o coordenador.
Veja também
Últimas notícias

Motociclista fica gravemente ferido após colisão na Av. Durval de Góes Monteiro, em Maceió

Três pessoas ficam presas às ferragens de carro em acidente na BR-101, em Joaquim Gomes

Segundo suspeito de estuprar homem em Dois Riachos é preso no interior de Pernambuco

Governo de Alagoas lança núcleo para combater a desinformação e promover educação midiática

Afastamento da prefeita Tia Júlia se deu devido à realização de check-up médico, informa assessoria

Em evento em Sergipe, Marcelo Beltrão apresenta experiências que marcaram a Educação de Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
