Alagoas Mais Verde: projeto incentiva a arborização através de doações de mudas
Interessados podem solicitar espécies através do Portal IMA + e presencialmente, na sede do órgão

Com o objetivo de promover a arborização no estado, o projeto Alagoas Mais Verde, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), ajuda a recuperar áreas degradadas através de doações de mudas e compartilhando conhecimento sobre a educação ambiental para crianças, adultos e ONGs. Além disso, também promove o plantio de espécies nativas que são encontradas nos principais biomas alagoanos: Mata Atlântica e Caatinga.
Segundo o coordenador do projeto, Wictor Thomas, o viveiro florestal do IMA conta com diversas espécies nativas disponíveis para doação, e qualquer pessoa pode solicitar uma muda para o plantio. “Essas plantas, em geral, são árvores que já têm um crescimento mais avantajado. As pessoas podem fazer as solicitações dessas árvores, colocando lá a quantidade, as espécies de interesse e qual é a área onde será feito o plantio”, explicou o biólogo.
O pedido pode ser feito através do Portal Ambiental IMA +, mas também é possível protocolar um ofício de solicitação presencialmente, na sede do IMA, localizada no bairro do Farol. Caso o interessado não conheça as espécies e tenha dúvidas sobre quais plantas seriam adequadas para o espaço onde deseja cultivá-las, um técnico responsável poderá escolher e informar como deverá ser feito o plantio.
Entre as árvores disponíveis no viveiro estão exemplares de Pau-brasil, Ipês roxo, amarelo, rosa e branco, Aroeira, Ingá, Oitizeiro, Canafístulas, Farinha seca e Paineira rosa. “Em geral, as espécies mais pedidas são os Ipês, já que são plantas que tem uma beleza natural muito grande e flores vistosas. Mas outras espécies têm o mesmo potencial, como o Jenipapo, Tamboril e o Pau-brasil, que são espécies que também têm flores vistosas”, contou Thomas.
Se após o recebimento das mudas o solicitante tiver dúvidas sobre os cuidados que deve ter com as árvores, como adubação e podas, é possível entrar em contato com o IMA através do ramal da educação ambiental. Os técnicos responsáveis pelo projeto auxiliam com informações sobre as espécies doadas, para garantir que o exemplar cresça bonito e saudável.
“Eu convido todos a plantarem árvores, fazendo com que nosso estado seja ainda mais verde, proporcionando mais bem-estar, como sombras, ar fresco e diminuição da temperatura. Tudo isso ajuda a melhorar a qualidade de vida e também a questão ecológica, que é muito importante para nós”, propõe o coordenador.
Veja também
Últimas notícias

Polícia prende acusado de atropelar vítimas após desentendimento em boate no Jaraguá

Vereadora quer impedir que autores de violência doméstica ocupem cargos públicos

IMA multa empresa por contaminar o mar com subproduto do petróleo no Porto de Maceió

Secretário da Saúde garante R$ 10 milhões mensais de recursos para Alagoas

Denúncia anônima leva polícia a apreender espingarda artesanal na Vila Brejal

PL enfrenta problemas para formar chapa de deputados estaduais em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
