Meio ambiente

Peixe-boi e tartaruga marinha são avistados no mar da praia de Garça Torta

Segundo o Instituto Biota, os animais estão sendo monitorados e aparentam estar bem de saúde

Por Wanessa Santos 20/01/2025 11h11 - Atualizado em 20/01/2025 11h11
Peixe-boi e tartaruga marinha são avistados no mar da praia de Garça Torta
Nas imagens, é possível ver quando o mamífero interage com a embarcação de pescadores da região - Foto: Reprodução/Vídeo

Um peixe-boi e uma tartaruga marinha foram avistados no mar da praia de Garça Torta, litoral norte de Alagoas, em Maceió, entre os dias 17 (última sexta-feira) e esse domingo (19). As imagens e informações são do Instituto Biota de Conservação. Segundo o biólogo Bruno Stefanis, presidente do Instituto, os animais estão sendo monitorados e aparentam estar bem de saúde.

A princípio, o Biota recebeu um chamado, feito por pescadores na última sexta-feira (17), de que o peixe-boi estaria encalhado. Entretanto, foi constatado que o animal apenas interagiu com a embarcação dos pescadores, o que significa que já teria tido contato com humanos antes.

De acordo com o presidente do Instituto Biota, o peixe-boi, provavelmente, é um dos animais que fizeram parte do Projeto Peixe-boi Marinho do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que foi devolvido para a natureza. 

Ele explica ainda que é comum esses animais buscarem contato com humanos quando já foram expostos a esse contato anteriormente, mas que a orientação é de que as pessoas não se aproximem, nem alimentem esses animais que estiverem em seus hábitats naturais.

A tartaruga

Tartaruga estaria com bastante lodo em seu casco / Foto: Biota

Segundo Bruno Stefanis, a tartaruga marinha foi vista flutuando bem próxima de onde teriam avistado o peixe-boi. Foi observado que a tartaruga estaria com bastante lodo em seu casco, entretanto, até o momento, não foi necessário nenhum tipo de intervenção.

Equipes do Instituto Biota de Conservação estão no local, nesta segunda-feira (20), monitorando de perto o animal.

Caso seja necessário, ela poderá encaminhada para o centro de reabilitação do Instituto.

Ainda segundo o Bruno, drones estão na região monitorando os animais que estão no local.