Lei de Leonardo Dias revoluciona atendimento às pessoas com Pé Diabético
Encontro discutiu a implementação do Programa de Atenção ao Pé Diabético (PAPE)
Na manhã desta quinta-feira (30), o vereador Leonardo Dias (PL) participou de uma reunião com o secretário municipal de Saúde, Claydson Moura; o reitor da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Dr. Henrique Costa; e o cirurgião vascular, Dr. Guilherme Pitta, para discutir a implementação do Programa de Atenção ao Pé Diabético (PAPE) na Rede Municipal de Maceió.
Durante o encontro, foi firmada uma parceria para que a Uncisal ofereça o treinamento dos profissionais da rede básica de saúde. O objetivo é qualificar esses agentes para o tratamento de feridas mais simples em pacientes diabéticos.
A nova lei determina que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estejam preparadas para identificar os primeiros sinais de complicações, enquanto as Unidades de Referência à Saúde (URS) devem estar capacitadas para manejar casos mais graves e encaminhar rapidamente os pacientes a leitos hospitalares, buscando, assim, reduzir as taxas de amputação.
Autor da Lei do Pé Diabético, Leonardo Dias comemorou o andamento da implementação da medida no município.
“Tenho o hábito de visitar as UPAs e, não raramente, encontro pessoas com pé diabético. A piora da condição é muito rápida. Infelizmente, os casos que acompanhei foram encaminhados para amputação. É um problema grave tanto para as pessoas quanto para o poder público. Preocupados com essas estatísticas, Dr. Pitta e eu pensamos em reestruturar as unidades de saúde para retirar Maceió dessa estatística. Por isso, criamos essa lei, que visa garantir que as pessoas recebam tratamento com maior celeridade”, afirmou Dias.
Parceiro de Leonardo Dias na criação da lei, Dr. Guilherme Pitta destacou a importância da medida para a saúde pública de Maceió e de Alagoas.
"Alagoas lidera o ranking de amputações. Com a capacitação dos profissionais, eles estarão aptos a identificar as feridas e tratar os casos mais simples. Já os casos que não puderem ser resolvidos na atenção básica serão encaminhados para as unidades de referência, onde serão tratados os quadros mais complexos. Assim, começaremos a reduzir esse número no nosso estado”, explicou Pitta.
O reitor da Uncisal detalhou como será realizado o treinamento oferecido pela universidade.
"Estamos estabelecendo uma parceria com a Prefeitura de Maceió, utilizando nossa expertise e nossos técnicos, principalmente o Dr. Pitta, que é uma referência no tratamento do pé diabético. Vamos capacitar a rede de atenção básica e, além disso, nossos futuros formandos sairão com um conhecimento sólido nessa área", destacou.
Antes mesmo de ser completamente implementada em Maceió, a lei de autoria de Leonardo Dias já recebe apoio para sua expansão em todo o estado de Alagoas.
Em junho do ano passado, o Dr. Guilherme Pitta se reuniu com o procurador-geral de Justiça de Alagoas, Lean Araújo, para discutir a ampliação do PAPE para todo o estado, considerando os altos índices de amputação de pés diabéticos em Alagoas.
“Com a implementação iminente em Maceió, aproveitamos o encontro para discutir a possibilidade de expandir essa iniciativa para todo o estado, já que Alagoas tem registrado números alarmantes de amputações”, destacou o procurador-geral.
Veja também
Últimas notícias
Casa de Direitos auxilia herdeiros e pensionistas a recuperar descontos indevidos do INSS
Abastecimento chega aos povoados Lagoa dos Ranchos e Lagoa do Mato dos Lopes, em Palmeira dos Índios
Trabalhador tem pé prensado por elevador durante serviço na Ponta Verde
Micro-ônibus perde o controle e bate em 3 carros na Brasilândia, Zona Norte de SP; 5 pessoas ficam feridas
Quem é o DJ bonitão que viralizou na web 'pelos motivos errados'
Leo Lins acusa humorista de roubar Danilo Gentili
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
