Lei de Leonardo Dias revoluciona atendimento às pessoas com Pé Diabético
Encontro discutiu a implementação do Programa de Atenção ao Pé Diabético (PAPE)
Na manhã desta quinta-feira (30), o vereador Leonardo Dias (PL) participou de uma reunião com o secretário municipal de Saúde, Claydson Moura; o reitor da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Dr. Henrique Costa; e o cirurgião vascular, Dr. Guilherme Pitta, para discutir a implementação do Programa de Atenção ao Pé Diabético (PAPE) na Rede Municipal de Maceió.
Durante o encontro, foi firmada uma parceria para que a Uncisal ofereça o treinamento dos profissionais da rede básica de saúde. O objetivo é qualificar esses agentes para o tratamento de feridas mais simples em pacientes diabéticos.
A nova lei determina que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estejam preparadas para identificar os primeiros sinais de complicações, enquanto as Unidades de Referência à Saúde (URS) devem estar capacitadas para manejar casos mais graves e encaminhar rapidamente os pacientes a leitos hospitalares, buscando, assim, reduzir as taxas de amputação.
Autor da Lei do Pé Diabético, Leonardo Dias comemorou o andamento da implementação da medida no município.
“Tenho o hábito de visitar as UPAs e, não raramente, encontro pessoas com pé diabético. A piora da condição é muito rápida. Infelizmente, os casos que acompanhei foram encaminhados para amputação. É um problema grave tanto para as pessoas quanto para o poder público. Preocupados com essas estatísticas, Dr. Pitta e eu pensamos em reestruturar as unidades de saúde para retirar Maceió dessa estatística. Por isso, criamos essa lei, que visa garantir que as pessoas recebam tratamento com maior celeridade”, afirmou Dias.
Parceiro de Leonardo Dias na criação da lei, Dr. Guilherme Pitta destacou a importância da medida para a saúde pública de Maceió e de Alagoas.
"Alagoas lidera o ranking de amputações. Com a capacitação dos profissionais, eles estarão aptos a identificar as feridas e tratar os casos mais simples. Já os casos que não puderem ser resolvidos na atenção básica serão encaminhados para as unidades de referência, onde serão tratados os quadros mais complexos. Assim, começaremos a reduzir esse número no nosso estado”, explicou Pitta.
O reitor da Uncisal detalhou como será realizado o treinamento oferecido pela universidade.
"Estamos estabelecendo uma parceria com a Prefeitura de Maceió, utilizando nossa expertise e nossos técnicos, principalmente o Dr. Pitta, que é uma referência no tratamento do pé diabético. Vamos capacitar a rede de atenção básica e, além disso, nossos futuros formandos sairão com um conhecimento sólido nessa área", destacou.
Antes mesmo de ser completamente implementada em Maceió, a lei de autoria de Leonardo Dias já recebe apoio para sua expansão em todo o estado de Alagoas.
Em junho do ano passado, o Dr. Guilherme Pitta se reuniu com o procurador-geral de Justiça de Alagoas, Lean Araújo, para discutir a ampliação do PAPE para todo o estado, considerando os altos índices de amputação de pés diabéticos em Alagoas.
“Com a implementação iminente em Maceió, aproveitamos o encontro para discutir a possibilidade de expandir essa iniciativa para todo o estado, já que Alagoas tem registrado números alarmantes de amputações”, destacou o procurador-geral.
Veja também
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
