Política

Promulgada Lei que institui o Dia Municipal em Memória das Vítimas do Comunismo

Lei, de autoria do vereador Leonardo Dias (PL), visa conscientizar a população sobre os males causados por regimes comunistas ao longo da história

Por 7Segundos, com Assessoria 05/03/2025 09h09 - Atualizado em 05/03/2025 09h09
Promulgada Lei que institui o Dia Municipal em Memória das Vítimas do Comunismo
A lei é de autoria do vereador Leonardo Dias (PL) - Foto: Assessoria

Na sexta-feira passada (28), foi promulgada a lei de autoria do vereador Leonardo Dias (PL) que institui o Dia Municipal em Memória das Vítimas do Comunismo no calendário oficial de Maceió.

A data, a ser memorada anualmente no dia 7 de novembro, visa conscientizar a população sobre os males causados por regimes comunistas ao longo da história e prevenir a adoção dessa ideologia, considerada contrária aos Direitos Humanos.

A legislação ressalta a importância de campanhas educativas no município para alertar os cidadãos sobre as atrocidades cometidas por governos comunistas em diferentes partes do mundo.

"É incontestável a impiedade desses regimes, que violaram explicitamente os Direitos Humanos. Muitos educadores e intelectuais, no entanto, ainda incentivam jovens a adotar essa ideologia. Por isso, é fundamental que Maceió promova eventos, campanhas e palestras que demonstrem o número de mortes e outras atrocidades cometidas por esses governos", destacou Dias.

Dados alarmantes publicados pelo Izvestia, jornal oficial da então União Soviética, reforçam a necessidade de reflexão sobre o tema. Segundo o veículo, o comunismo foi responsável pela morte de 110 milhões de pessoas no século XX, o equivalente a dois terços do total de vítimas causadas por regimes ditatoriais no período.

A União Soviética lidera a lista de países com mais vítimas, somando 62 milhões de mortes entre 1917 e 1987. Outros países citados pelo jornal incluem Camboja (2,2 milhões de vítimas), Vietnã do Norte e Coreia do Norte (1,6 milhão cada) e a ex-Iugoslávia (1 milhão).

Além disso, o Izvestia apontou Joseph Stálin como o maior responsável por mortes em regimes comunistas, com um saldo de 42,6 milhões de vítimas durante seu governo. Esses números, segundo o vereador, evidenciam a crueldade e a violação sistemática dos Direitos Humanos praticadas por esses regimes.

A lei aprovada em Maceió busca não apenas honrar a memória das vítimas, mas também educar as futuras gerações sobre os perigos de ideologias que, historicamente, resultaram em tragédias humanitárias. Com a instituição da data, o município se compromete a promover ações que fortaleçam a conscientização e a defesa dos valores democráticos.

Para Leonardo Dias, a medida é um passo importante na luta contra a disseminação de ideologias que, em sua visão, representam uma ameaça à liberdade e à dignidade humana. "Precisamos garantir que as novas gerações conheçam a verdade sobre o comunismo e seus impactos devastadores", concluiu o vereador.