Promulgada Lei que institui o Dia Municipal em Memória das Vítimas do Comunismo
Lei, de autoria do vereador Leonardo Dias (PL), visa conscientizar a população sobre os males causados por regimes comunistas ao longo da história
Na sexta-feira passada (28), foi promulgada a lei de autoria do vereador Leonardo Dias (PL) que institui o Dia Municipal em Memória das Vítimas do Comunismo no calendário oficial de Maceió.
A data, a ser memorada anualmente no dia 7 de novembro, visa conscientizar a população sobre os males causados por regimes comunistas ao longo da história e prevenir a adoção dessa ideologia, considerada contrária aos Direitos Humanos.
A legislação ressalta a importância de campanhas educativas no município para alertar os cidadãos sobre as atrocidades cometidas por governos comunistas em diferentes partes do mundo.
"É incontestável a impiedade desses regimes, que violaram explicitamente os Direitos Humanos. Muitos educadores e intelectuais, no entanto, ainda incentivam jovens a adotar essa ideologia. Por isso, é fundamental que Maceió promova eventos, campanhas e palestras que demonstrem o número de mortes e outras atrocidades cometidas por esses governos", destacou Dias.
Dados alarmantes publicados pelo Izvestia, jornal oficial da então União Soviética, reforçam a necessidade de reflexão sobre o tema. Segundo o veículo, o comunismo foi responsável pela morte de 110 milhões de pessoas no século XX, o equivalente a dois terços do total de vítimas causadas por regimes ditatoriais no período.
A União Soviética lidera a lista de países com mais vítimas, somando 62 milhões de mortes entre 1917 e 1987. Outros países citados pelo jornal incluem Camboja (2,2 milhões de vítimas), Vietnã do Norte e Coreia do Norte (1,6 milhão cada) e a ex-Iugoslávia (1 milhão).
Além disso, o Izvestia apontou Joseph Stálin como o maior responsável por mortes em regimes comunistas, com um saldo de 42,6 milhões de vítimas durante seu governo. Esses números, segundo o vereador, evidenciam a crueldade e a violação sistemática dos Direitos Humanos praticadas por esses regimes.
A lei aprovada em Maceió busca não apenas honrar a memória das vítimas, mas também educar as futuras gerações sobre os perigos de ideologias que, historicamente, resultaram em tragédias humanitárias. Com a instituição da data, o município se compromete a promover ações que fortaleçam a conscientização e a defesa dos valores democráticos.
Para Leonardo Dias, a medida é um passo importante na luta contra a disseminação de ideologias que, em sua visão, representam uma ameaça à liberdade e à dignidade humana. "Precisamos garantir que as novas gerações conheçam a verdade sobre o comunismo e seus impactos devastadores", concluiu o vereador.
Veja também
Últimas notícias
Idosa é assassinada dentro de casa e neto de 17 anos é apontado como principal suspeito em Igaci
Cabeleireira é encontrada morta em canavial e homem confessa crime em São Miguel dos Campos
Cibele Moura participa de evento da PM em homenagem ao Dia da Mulher na orla de Maceió
Prefeitura de Rio Largo realiza evento Move Mulher em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Mais de 200 processos terão atuação do MP em mutirão contra violência doméstica
Filhotes de tartarugas marinhas são soltos na praia de Guaxuma e encantam crianças
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
