Psicóloga do HGE alerta para a “depressão pós-Carnaval” e orienta como combatê-la
Atenção precisa ser redobrada em pessoas que já apresentam sintomas depressivos

Passada a maratona do Carnaval, há quem diga que se inicia um novo ano. Esse suposto reinício pode ser encarado como uma nova oportunidade para vencer desafios, entretanto também há quem sofra com a “depressão pós-Carnaval”, aquela melancolia pelo fim da folia, ou negação do fim.
Contra isso, a psicóloga do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, Soraya Suruagy, recomenda o foco nos projetos pessoais e profissionais, e busca pelo atendimento psicológico se a proporção e intensidade dificultam o restabelecimento da rotina.

“Muita gente passa meses planejando o Carnaval. Compra pacotes de viagem, organiza programações, vive a expectativa de reunir amigos e familiares. Também há aqueles que durante a folia vivem momentos de extrema alegria, longe da rotina muitas vezes exaustiva e frustrante. Enfim, cria-se uma sensação de felicidade, de afastamento dos problemas, que, no fim, com as ruas mais calmas, por vezes vazias, não consegue escapar de um desânimo exacerbado que pode potencializar quadros depressivos”, explicou a psicóloga do HGE.
Evidente que isso não acontece com todas as pessoas. A atenção deve ser maior naquelas que já enfrentam algum tipo de transtorno mental, que já chegaram a tentar o suicídio. Desse modo, a orientação da psicóloga é que amigos e entes queridos desse perfil redobrem a atenção e até indiquem possibilidades de novos desafios, ideias que estimulem novos pensamentos e fortaleça a saúde mental.
“Na maioria das pessoas, a sensação de tristeza pelo fim do Carnaval tende a ser temporária e diminui à medida que as pessoas se adaptam à rotina cotidiana. A melancolia pós-Carnaval é geralmente uma resposta temporária às mudanças no ambiente social e emocional. Distúrbios temporários no sono, como insônia ou sonolência excessiva, variações no apetite e irritabilidade são sintomas comuns. A prática de atividade física pode ajudar a renovar as energias e restabelecer o equilíbrio mental”, pontuou Suruagy.
Veja também
Últimas notícias

Suspeito de matar homem e balear criança de seis anos em Maceió é preso em resort de luxo em PE

Homem é encontrado morto perto de canavial na parte alta de Maceió

STF julga denúncia contra núcleo 4 da trama golpista

Homem é preso com pistola de uso restrito em bar de Delmiro Gouveia

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 20 milhões

Homem é assassinado com dez tiros e corpo é encontrado em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
