Ministro Padilha desiste de cargo em associação após requerimento do deputado Alfredo Gaspar
Gaspar pediu esclarecimentos sobre quais critérios foram adotados para a decisão de Padilha em aceitar o cargo
O deputado federal Alfredo Gaspar (União-Alagoas) cobrou transparência sobre possível conflito de interesse, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), recuou.
Após o requerimento de informações apresentado pelo parlamentar ao Ministério da Saúde, na última terça-feira (11), Padilha desistiu de assumir o cargo de presidente de honra da China Hub Brasil, associação financiada por empresas privadas do setor de saúde com interesses comerciais diretos na pasta.
Alfredo Gaspar questionou se a participação do ministro no grupo poderia representar um conflito de interesse, já que o Ministério da Saúde é responsável por grandes contratos e formulação de políticas públicas para toda a população.
O deputado pediu esclarecimentos sobre quais critérios foram adotados para a decisão, se houve consulta a órgãos de controle – como a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) – e quais medidas seriam tomadas para garantir que interesses privados não influenciassem decisões governamentais.
Entre os patrocinadores da China Hub Brasil estão empresas como Mindray, Tegma e Alper Seguros, além de gigantes como Huawei e Bank of China, todas com atuação na área da saúde. Para Gaspar, a participação do ministro poderia comprometer a imparcialidade da gestão pública e levantar dúvidas sobre a condução das políticas do setor.
Com a pressão pelo esclarecimento, Padilha voltou atrás e anunciou que não aceitará mais a posição na entidade. “A transparência na relação entre o setor público e privado é essencial para evitar qualquer influência indevida na formulação de políticas públicas, especialmente na saúde. Seguiremos vigilantes para garantir que as decisões do Ministério da Saúde sejam tomadas exclusivamente em benefício da população”, afirmou Alfredo Gaspar.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
