Ministro Padilha desiste de cargo em associação após requerimento do deputado Alfredo Gaspar
Gaspar pediu esclarecimentos sobre quais critérios foram adotados para a decisão de Padilha em aceitar o cargo

O deputado federal Alfredo Gaspar (União-Alagoas) cobrou transparência sobre possível conflito de interesse, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), recuou.
Após o requerimento de informações apresentado pelo parlamentar ao Ministério da Saúde, na última terça-feira (11), Padilha desistiu de assumir o cargo de presidente de honra da China Hub Brasil, associação financiada por empresas privadas do setor de saúde com interesses comerciais diretos na pasta.
Alfredo Gaspar questionou se a participação do ministro no grupo poderia representar um conflito de interesse, já que o Ministério da Saúde é responsável por grandes contratos e formulação de políticas públicas para toda a população.
O deputado pediu esclarecimentos sobre quais critérios foram adotados para a decisão, se houve consulta a órgãos de controle – como a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) – e quais medidas seriam tomadas para garantir que interesses privados não influenciassem decisões governamentais.
Entre os patrocinadores da China Hub Brasil estão empresas como Mindray, Tegma e Alper Seguros, além de gigantes como Huawei e Bank of China, todas com atuação na área da saúde. Para Gaspar, a participação do ministro poderia comprometer a imparcialidade da gestão pública e levantar dúvidas sobre a condução das políticas do setor.
Com a pressão pelo esclarecimento, Padilha voltou atrás e anunciou que não aceitará mais a posição na entidade. “A transparência na relação entre o setor público e privado é essencial para evitar qualquer influência indevida na formulação de políticas públicas, especialmente na saúde. Seguiremos vigilantes para garantir que as decisões do Ministério da Saúde sejam tomadas exclusivamente em benefício da população”, afirmou Alfredo Gaspar.
Veja também
Últimas notícias

Igreja faz sessão de tatuagem coletiva em fiéis em Balneário Camboriú e gera críticas nas redes sociais

Acusado de matar motorista por aplicativo vai a júri popular nesta quinta em Maceió

Foragido por envolvimento em homicídio é preso no município de Canapi

Entenda por que transações via pix estão na mira de Donald Trump

Terceiro suspeito de arrastão em hamburgueria é identificado e preso em Maceió

Carreta com carga de cerveja tomba na BR-101 no município de Joaquim Gomes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
