Operação Upload: Polícia Científica irá periciar material apreendido
Análise de dispositivos de informática e outras mídias ajuda a localizar provas de crimes que têm como alvos crianças e adolescentes
O Instituto de Criminalística de Maceió (ICM), da Polícia Científica de Alagoas, confirmou, nesta quinta-feira (20), a quantidade e os tipos de equipamentos apreendidos durante a operação Upload. Em uma segunda fase da ação, todo esse material será periciado pelos peritos criminais da chefia de perícias em crime de informática.
A operação coordenada pela Polícia Civil focou no combate aos crimes cibernéticos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. A presença dos policiais científicos no cumprimento dos mandados de busca e apreensão foi crucial para garantir a integridade das provas técnicas que irão subsidiar as investigações da prática de atividades ilícitas.
Na ação, o trabalho dos peritos criminais se concentrou na análise prévia dos dispositivos de informática, como aparelhos celulares, computadores, tablets e outras mídias que servem de armazenamento e compartilhamento de conteúdo de pornografia infanto-juvenil. Em um dos alvos, a perícia confirmou a presença desse tipo de material armazenado como postagens em aplicativo de comunicação, onde o suspeito oferecia a venda de conteúdos digitais relacionados ao objetivo pericial, configurando a prisão em flagrante de um dos suspeitos pela PC.

Esse caso aconteceu no município de Rio Largo, onde a equipe formada pela perita criminal Cyntia Toledo e os auxiliares de perícia Tiago Abreu e João Guilherme apreenderam um computador e três smartphones. Em Marechal Deodoro, a equipe formada pelos peritos criminais Flaudizio Barbosa e Gustavo Costa e os auxiliares Deyse Lima e André Lira recolheram dois smartphones.
No município de Olivença, a operação contou com a participação do perito criminal Luiz Dionizio Santos. No alvo, a equipe conseguiu realizar o maior número de apreensões. No local, sete dispositivos eletrônicos com capacidade de armazenamento de dados foram apreendidos, sendo três smartphones, dois discos rígidos (HD), um cartão de memória MicroSD e um smartwatch.
“Após identificar esse tipo de material, fazemos uma análise prévia no local para a constatação de algum flagrante. Em seguida, embalamos o material, lacramos e entregamos o material para a equipe policial acautelar. Emitimos um relatório com as constatações da operação e iremos agora aguardar o envio desses dispositivos eletrônicos para análise no laboratório”, explicou o perito criminal Flaudizio Barbosa.
Para o chefe especial do ICM, Charles Mariano, o resultado obtido pelos peritos na operação Upload demonstra a relevância da participação da Polícia Científica em ações dessa natureza. Charles destacou ainda a capacitação do órgão no auxílio ao combate e redução da criminalidade em todos os contextos, principalmente em relação a crimes de exploração sexual no ambiente virtual, e ratificou a importância da integração entre as Polícias Civil e Científica dentro da SSP no combate à criminalidade em Alagoas.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
