Política

Após ser cotado como ministro e líder do governo, Isnaldo Bulhões deve assumir relatoria do Orçamento 2026

O líder do MDB na Câmara dos Deputados é aliado de Hugo Motta e segue como um dos nomes favoritos na Casa

Por Felipe Ferreira 24/03/2025 12h12 - Atualizado em 24/03/2025 12h12
Após ser cotado como ministro e líder do governo, Isnaldo Bulhões deve assumir relatoria do Orçamento 2026
Isnaldo Bulhões (MDB) - Foto: Câmara dos Deputados

O deputado federal por Alagoas, Isnaldo Bulhões (MDB), segue com seu nome em alta nos corredores do Congresso Nacional. Após ser cotado como ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e como líder do governo na Câmara dos Deputados, o sertanejo deve ficar com a relatoria do Orçamento de 2026.

Aliados de Hugo Motta, presidente da Câmara Federal, querem entregar a relatoria do Orçamento de 2026 para Isnaldo Bulhões, que desponta como favorito.

Na semana passada, Isnaldo confirmou que o MDB indicou seu nome para ocupar a relatoria do Orçamento, mas para ocupar de fato o posto, uma eleição será realizada para escolher o relator.

O senador Efraim Filho (União Brasil-PB) também tem interesse na relatoria da comissão mista, mas o alagoano conta com a simpatia da Câmara e do Palácio do Planalto, já que é mais próximo de Lula e Motta.

O posto de relator do Orçamento ganha ainda mais contornos já que 2026 é ano eleitoral. De forma resumida, o relator define a distribuição de verbas para programas do governo e negocia com o Executivo e Legislativo as despesas do ano.