Semarh recebe técnicos do Governo Federal para fortalecer sistema de alerta de desastres
Equipe do Cenad conheceu estrutura da Semarh para aprimorar protocolos de monitoramento e resposta a desastres
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) recebeu, nesta quinta-feira (3), a visita de técnicos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Governo Federal. A ação fez parte do treinamento de agentes da Defesa Civil Estadual para a implantação do Projeto Defesa Civil Alerta, sistema de emissão de alertas de desastres via celular.
Durante a visita à Sala de Monitoramento da Semarh, os especialistas puderam conhecer as estruturas e ferramentas utilizadas pelo Estado no acompanhamento de fenômenos climáticos e geológicos. O objetivo foi alinhar estratégias para implantação do novo sistema de alertas, que utilizará tecnologia de transmissão via telefonia celular (cell broadcast) para informar à população sobre riscos iminentes de desastres.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César, destacou a importância da iniciativa. “A parceria com o Governo Federal e a Defesa Civil é essencial para fortalecer nossas ações preventivas e garantir uma resposta mais rápida e eficaz em situações de emergência. A Semarh tem um papel fundamental no monitoramento ambiental e essa tecnologia vem para aprimorar ainda mais o nosso trabalho”, afirmou.
A programação incluiu, além da visita à Semarh, atividades em campo no bairro do Pinheiro e uma visita à Sala de Monitoramento da Defesa Civil Municipal. O coordenador de monitoramento do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Anderson Neves, destacou que o novo sistema é inovador, pois enviará automaticamente mensagens de alerta para as áreas de risco sem a necessidade de cadastro prévio, o que tornará o processo mais eficiente e contribuirá para a proteção da população.
Durante as atividades de integração com a Defesa Civil Nacional, a visita evidenciou o compromisso em aprimorar o monitoramento e as respostas a emergências, sobretudo no período chuvoso.
“A equipe da Defesa Civil Nacional veio alinhar estratégias com a equipe local para a emissão de alertas e conhecer nosso trabalho de monitoramento, essencial para o período chuvoso. A nova tecnologia permitirá uma resposta mais ágil e eficiente, aproximando nosso sistema do que já é utilizado em países como Japão e Estados Unidos”, declarou o superintendente de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh, Vinícius Pinho.
O Projeto Defesa Civil Alerta será totalmente operacionalizado em Alagoas até o final deste mês, colocando o Estado na vanguarda da tecnologia de prevenção de desastres no Brasil. A Semarh continuará desempenhando um papel estratégico no monitoramento e fornecimento de informações para a efetividade do sistema.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
