HGE salva a vida de criança que teve pneumonia, derrame pleural e precisou de UTI
O pequeno teve a saúde restabelecida na maior unidade hospitalar de Alagoas e passará a Páscoa com a família
A dona de casa Geovana Santos Campos, de 20 anos, viveu um grande susto com o seu único filho, José Gael Santos, de apenas dois anos de idade. Ele desenvolveu pneumonia, que causou derrame pleural nos dois pulmões e a necessidade de internamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.
Após um longo período internado, finalmente a família celebra a volta do pequeno para casa, em tempo de comemorarem a Páscoa com toda a família reunida. “O meu filho começou com sintomas gripais que não cessavam. No dia 21 de março, surgiu a febre, então levamos ao hospital da nossa cidade, São José da Tapera. Lá, ele foi medicado e mandado para casa com recomendações. Sendo que, no dia seguinte, ele começou com o cansaço. Voltamos ao hospital e, como não teve melhora, fomos transferidos para o Hospital Dr. Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema”, lembrou a mãe.
Durante o internamento, já com inchaço nos pés e barriga, foi diagnosticada a pneumonia após a realização de um raio-x. Para piorar, após a realização de uma tomografia computadorizada, foi identificado o derrame pleural no pulmão direito. Nesse momento, Geovana recebeu a notícia de que precisaria viajar à Maceió para um tratamento mais especializado.
Então se deslocaram à maior unidade referência em Pediatria de Alagoas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HGE.
“Quando ele chegou, já havia um leito reservado na UTI. Eu vi muito cuidado, os profissionais sempre supervisionando, medicando, observando os mínimos detalhes. Até que repetiram a tomografia e viram que o derrame pleural também atingiu o pulmão esquerdo. Eu fiquei muito assustada, mas sentia que estávamos no melhor lugar para ele. Fui confortada e, ao passar dos dias, fomos percebendo a melhora”, relatou a dona de casa.
José Gael dos Santos precisou se submeter a um procedimento cirúrgico para inserção de um dreno no tórax direito. Após uma semana, a criança conseguiu respirar sem a ajuda do cateter de oxigênio e, com poucos dias, foi levado à enfermaria. Nesse momento, o coração de Geovana já batia com mais calma e encharcado de gratidão pelos profissionais do HGE terem salvo a vida de seu único filho.
“A recuperação dele está sendo muito boa, graças à equipe médica e todos os outros profissionais envolvidos. Então, eu quero muito agradecer a todos que cuidaram dele aqui, com muito carinho. Estamos muito felizes por ele estar de alta hoje, vamos passar a Páscoa em casa, inclusive ele já me pediu um ovo de Páscoa”, relatou a mãe do pequeno Gael, com sorriso no rosto.
A doença
A pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios – espaço entre um alvéolo e outro.
É provocada pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa.
“Os sintomas envolvem febre alta, tosse, dor no tórax, alterações da pressão arterial, confusão mental, mal-estar generalizado, falta de ar, secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada, danos provocados pelas toxinas carregadas pelo sangue e prostração. O tratamento requer o uso de antibióticos e demais suportes necessários para a estabilização do quadro clínico”, pontuou a pediatra Ana Carolina Ruela.
O diagnóstico ocorre por meio de exame clínico, ausculta dos pulmões e radiografias de tórax. Desnutrição, doenças pulmonares crônicas e atraso vacinal são fatores de risco para pneumonia nas crianças.
“Eu quero deixar um recado para as mães: cuidem dos seus filhos, qualquer sintoma de cansaço, uma gripe que não passa com medicamentos em casa, já procure um atendimento médico na unidade de saúde mais próxima. Procure sempre o melhor para o seu filho”, acrescentou Geovana.
Veja também
Últimas notícias
MPAL denuncia empresário por receptação de material da Equatorial em Maceió
Colisão entre dois carros é registrada nas proximidades da Ufal, em Arapiraca
Bolsonaro não sabia que carta seria publicada por Flávio, diz defesa
Idoso fica preso sob carro após capotamento em estrada vicinal de Igaci
Rodrigo Cunha homenageia professor destaque do Maceió Abraça o Mundo
Comerciantes denunciam apreensão de mercadorias durante fiscalização
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
