No feriadão, HGE registra 373 novos atendimentos e capta dois órgãos para transplantes
Durante o período, a unidade hospitalar atendeu 85 vítimas de acidentes de trânsito
O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, registrou 373 novos atendimentos, concedeu 125 altas médicas e captou mais dois órgãos para transplantes durante o feriadão de Páscoa e Tiradentes. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (22) pela maior unidade hospitalar pública alagoana, que é mantida e gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
No período, foram assistidos 189 pacientes de casos clínicos, 152 vítimas de acidentes, 19 pessoas agredidas, 12 feridas por queimaduras e uma que atentou contra a própria vida. A maioria dos casos clínicos tem relação direta com complicações de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão, conforme apontam os prontuários médicos.
Dos 152 acidentados, 85 se feriram no trânsito, sendo 44 em quedas de moto, 33 em colisões, cinco em atropelamentos e três em quedas de bicicleta. Outras 58 vítimas ficaram feridas em acidentes casuais e nove em acidentes de trabalho. O HGE recebeu, também, 19 pessoas que sofreram agressões, sendo 13 em embates corporais, três por arma branca e mais três por arma de fogo.
“Os nossos serviços permaneceram disponíveis ao longo dos cinco dias, por meio de plantonistas que cumpriram com as suas escalas de trabalho e estiveram aptos a realizar o atendimento que o cidadão necessitou. Durante esse período, 121 cidadãos foram internados, 65 cirurgias foram realizadas, bem como 15 transferências”, acrescentou o diretor-geral do HGE, Fernando Fortes Melro.
Captação de órgãos
Além disso, no domingo (20), foi providenciada mais uma captação de órgãos no HGE, organizada pela Central de Transplantes de Alagoas. Desta vez, duas pessoas que estavam na lista de espera foram contempladas com esse gesto de solidariedade e empatia.
“Os rins foram captados, um belo presente de Páscoa para quem tanto esperava pelo transplante. A cirurgia foi realizada por profissionais qualificados nas primeiras horas da manhã e os órgãos levados aos seus receptores com segurança. Agradecemos muito a essa família por ter permitido a doação, por essa ressignificação da vida”, pontuou Daniela Ramos, coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas.
Últimas notícias
IMA orienta sobre suspensão temporária de serviços do Cadastro Ambiental Rural
Mãe e filho mortos por choque elétrico em pousada de Maragogi são sepultados em SP
Anvisa libera novo medicamento para fase inicial do Alzheimer
Agente de imigração atira e mata mulher em Minneapolis, nos EUA
Polícia Civil acompanha chegada do primeiro cruzeiro de 2026 a Maceió
Quatro barracas são autuadas por cobrança irregular na Praia do Francês
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
