Hospital da Mulher de Alagoas realiza mais de 1.300 mamografias este ano
O procedimento é destinado para diagnosticar precocemente o câncer de mama, sendo preconizado no SUS a partir dos 50 anos de idade
No primeiro quadrimestre deste ano, 1.346 mulheres foram beneficiadas com exame de mamografia no Hospital da Mulher de Alagoas, em Maceió. O procedimento representa o principal método para detectar precocemente o câncer de mama, mesmo antes de surgirem sintomas.
O acesso ao exame de mamografia no Hospital da Mulher de Alagoas ocorre de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h, por meio de demanda espontânea, sem necessidade de agendamento. A paciente, no entanto, deve apresentar a solicitação médica na recepção, além do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.
Entre as beneficiadas está a pedagoga Edna Soares, de 43 anos, moradora da Aldeia Mata da Cafurna, localizada em Palmeira dos Índios, interior de Alagoas. Ela esteve no Hospital da Mulher de Alagoas em fevereiro deste ano para uma consulta com ginecologista, que a encaminhou para realizar a mamografia.
“Eu tive a facilidade de fazer o exame no mesmo dia em que fiz a minha consulta no Hospital da Mulher de Alagoas. Graças ao acesso facilitado à mamografia foi tudo muito tranquilo. Não doeu nada e recomendo a todas as mulheres que façam a mamografia porque a prevenção é tudo”, frisou no dia do exame.
Detecção Precoce
Conforme explica a médica mastologista do Hospital da Mulher de Alagoas, Shyrlene Santana, a mamografia é um exame de imagem, feito por meio de um equipamento chamado mamógrafo. Ele utiliza baixas doses de raios-x para obter imagens das mamas e, caso haja algum nódulo, será detectado.
“A mamografia é fundamental para a saúde da mulher, pois permite identificar alterações suspeitas nas mamas em fases iniciais. Isso aumenta significativamente as chances de cura do câncer de mama e possibilita tratamentos menos agressivos”, esclarece a especialista.
O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos realizem a mamografia a cada dois anos. “Mulheres com histórico familiar de câncer de mama devem iniciar o acompanhamento mais cedo”, ressaltou a médica mastologista do Hospital da Mulher de Alagoas.
O Exame
Durante a realização do exame, a paciente fica em pé e cada mama é posicionada entre duas placas do mamógrafo, que as comprimem levemente para obter imagens mais claras e com menor dose de radiação. "A mamografia pode causar algum desconforto devido à compressão da mama, dependendo de mulher para mulher, mas, dura apenas alguns segundos”, destaca Shyrlene Santana.
A especialista também recomenda que, no dia do exame, a paciente não use desodorante, talco ou cremes na região das axilas ou mamas. Isso porque, segundo ela, o uso das substâncias pode interferir na imagem que será gerada pelo mamógrafo.
“A mamografia é segura para a maioria das mulheres, contudo, não é recomendada para mulheres grávidas, devido à exposição aos raios-X, a não ser que seja extremamente necessário e com indicação médica específica. Em alguns casos, mulheres com próteses mamárias ou com mamas muito densas podem precisar de outros exames complementares”, pontuou Shyrlene Santana.
Veja também
Últimas notícias
Celina Leão recebeu Michelle em aeroporto após prisão de Bolsonaro
Caiado é internado após arritmia cardíaca e passará por ablação
Flávio pede que apoiadores evitem PF e vão a vigília por Bolsonaro
Após 25 dias internado, morre quinto policial baleado em megaoperação no RJ
Homem armado e encapuzado invade cemitério e rouba moto de vigilante em Delmiro Gouveia
Homem é preso após tentar matar desafeto em via pública de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
