Hospital da Mulher de Alagoas realiza cirurgias eletivas por videolaparoscopia
Uso do aparelho reduz o tempo do procedimento cirúrgico e o risco de infecção e garante uma recuperação mais rápida
Com o objetivo de oferecer saúde de qualidade aos alagoanos com equipamentos modernos e de última geração, o Hospital da Mulher de Alagoas, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realiza cirurgias eletivas por videolaparoscopia. Adquirido em 2024, o aparelho já beneficiou centenas de pacientes, visto que a cirurgia por vídeo reduz o tempo do procedimento e o risco de infecção, como também proporciona melhor pós-operatório e recuperação mais rápida.
O procedimento cirúrgico feito por videolaparoscopia é considerado minimamente invasivo e traz muitas vantagens se comparado à operação convencional. O cirurgião realiza pequenas incisões no corpo do paciente e, através delas, insere uma microcâmera com fonte de luz para visualizar os órgãos e os instrumentais utilizados na cirurgia. As imagens da microcâmera são transmitidas para um monitor, onde o médico visualiza toda a área em que a cirurgia deve ser realizada.
“O Hospital da Mulher de Alagoas é referência em vários tipos de cirurgias, principalmente aquelas voltadas para a saúde da mulher. Com o aparelho de videolaparoscopia, realizamos procedimentos como laqueadura, ooforoplastia, ooforectomia e colecistectomia laparoscópica, de maneira minimamente invasiva, trazendo um conforto e redução de dores ao paciente no pós-operatório”, explicou o médico Amauri Clemente, cirurgião geral do Hospital da Mulher de Alagoas.
Segundo o especialista, além dos inúmeros benefícios para pacientes que precisam se submeter ao procedimento, a cirurgia por vídeo também traz segurança ao profissional. “Nós utilizamos um material adequado, com alta tecnologia, que favorece e dá segurança aos procedimentos cirúrgicos. Então, isso é um benefício que o Governo de Alagoas está trazendo para profissionais e pacientes que chegam ao Hospital da Mulher para tratar suas patologias”, enfatizou o cirurgião-geral.
Beneficiada

Diagnosticada com cálculos biliares, conhecida como pedras na vesícula, a paciente Tamires Sandes precisou realizar uma colecistectomia laparoscópica. Ela foi beneficiada com a cirurgia minimamente invasiva, que deixa cicatrizes menores do que a cirurgia tradicional, podendo retornar às atividades diárias em menor tempo de recuperação.
“Vim fazer a cirurgia com o doutor Amauri e quero agradecer por todo atendimento humanizado. Fui muito bem acolhida pela equipe e já me sinto muito bem. A recuperação tem sido incrível. Parabenizo todo Hospital da Mulher de Alagoas, que é referência com excelentes profissionais”, relatou Tamires Sandes.
Veja também
Últimas notícias
Homem causa tumulto e ameaça guardas municipais em Limoeiro de Anadia
Missa de Finados será celebrada nesta segunda-feira (2), no Cemitério São Gonçalo, a partir das 5h
Primeiro programa alagoano a levar estudantes para a ALE, de Gabi Gonçalves, promove aulão de redação
Motocicleta abandonada em canteiro de obras é recuperada pela Polícia em Arapiraca
Motociclista morre após colisão com carro na rodovia AL-115
Deputado Fabio Costa critica governo Lula por restringir desenho bíblico infantil e anuncia denúncia
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
