Saúde

Hemoal tem apenas 31% do estoque de sangue necessário e realiza coleta externa em Coruripe

Para repor quadro crítico, Hemocentro de Alagoas dispõe de apenas 124 bolsas de sangue nesta quarta-feira (7) quando deveria contar com no mínimo 400

Por 7Segundos, com Assessoria 07/05/2025 16h04
Hemoal tem apenas 31% do estoque de sangue necessário e realiza coleta externa em Coruripe
Hemoal encontra-se com apenas 124 bolsas de sangue, quando deveria dispor de no mínimo 400 - Foto: Marco Antônio / Ascom Hemoal

Com apenas 31% do estoque de sangue necessário, uma vez que deveria dispor de, no mínimo, 400 bolsas, mas conta com apenas 124, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove coleta externa de sangue nesta quinta-feira (8). A ação itinerante vai ocorrer na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Coruripe, situada no bairro Tércio Wanderley, no horário das 8h às 16h.

Esta medida visa estabilizar o estoque de sangue do Hemoal para atender a demanda transfusional das maternidades e hospitais alagoanos. Entretanto, as pessoas que desejam doar sangue e não residem em Coruripe ou no Litoral Sul do Estado podem se candidatar nos postos de coleta fixos, situados em Arapiraca e Maceió.

Em Arapiraca, os voluntários devem comparecer à Unidade Eldorado, que funciona na rua Marechal Floriano Peixoto, próxima à Escola Alternativa. O órgão atende de segunda a sexta, das 7h às 18h, além dos sábados, das 7h às 17h.

Já na capital alagoana, os doadores podem se dirigir às Unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, bem como aos sábados, das 7h às 17h. Há também a Unidade Farol, no Hospital Veredas, que funciona às terças-feiras, das 7h às 17h.

“Solicitamos que as pessoas que possam doar sangue compareçam às Unidades do Hemoal em Maceió ou em Arapiraca. Mais uma vez registramos baixo estoque e recorremos à sensibilidade do povo alagoano para nos ajudar, evitando assim que cancelemos as cirurgias eletivas”, frisou a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes.

Critérios para doação


Para doar sangue os candidatos devem seguir os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. É necessário ter idade entre 16 e 69 anos, peso igual ou superior a 50 quilos e comparecer ao posto de coleta em bom estado de boa saúde, além de estar portando um documento oficial e original com foto.

Os voluntários não podem ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento e devem dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação de sangue. Os voluntários precisam comparecer ao posto de coleta bem alimentado, mas devem evitar o consumo de alimentos gordurosos.

Quanto aos menores de 18 anos, a doação de sangue só é liberada se estiverem acompanhados de um responsável legal e que esteja portando o respectivo documento de identificação oficial e original. No caso daqueles que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, há impedimento para doar sangue pelo período de 12 meses.

Caso os voluntários sejam acometidos por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, ficam impossibilitado permanentemente de doar sangue. Isso porque, estas doenças são infectocontagiosas e podem ser transmitidas no ato da transfusão sanguínea.