Hemoal tem apenas 31% do estoque de sangue necessário e realiza coleta externa em Coruripe
Para repor quadro crítico, Hemocentro de Alagoas dispõe de apenas 124 bolsas de sangue nesta quarta-feira (7) quando deveria contar com no mínimo 400

Com apenas 31% do estoque de sangue necessário, uma vez que deveria dispor de, no mínimo, 400 bolsas, mas conta com apenas 124, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove coleta externa de sangue nesta quinta-feira (8). A ação itinerante vai ocorrer na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Coruripe, situada no bairro Tércio Wanderley, no horário das 8h às 16h.
Esta medida visa estabilizar o estoque de sangue do Hemoal para atender a demanda transfusional das maternidades e hospitais alagoanos. Entretanto, as pessoas que desejam doar sangue e não residem em Coruripe ou no Litoral Sul do Estado podem se candidatar nos postos de coleta fixos, situados em Arapiraca e Maceió.
Em Arapiraca, os voluntários devem comparecer à Unidade Eldorado, que funciona na rua Marechal Floriano Peixoto, próxima à Escola Alternativa. O órgão atende de segunda a sexta, das 7h às 18h, além dos sábados, das 7h às 17h.
Já na capital alagoana, os doadores podem se dirigir às Unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, bem como aos sábados, das 7h às 17h. Há também a Unidade Farol, no Hospital Veredas, que funciona às terças-feiras, das 7h às 17h.
“Solicitamos que as pessoas que possam doar sangue compareçam às Unidades do Hemoal em Maceió ou em Arapiraca. Mais uma vez registramos baixo estoque e recorremos à sensibilidade do povo alagoano para nos ajudar, evitando assim que cancelemos as cirurgias eletivas”, frisou a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes.
Critérios para doação
Para doar sangue os candidatos devem seguir os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. É necessário ter idade entre 16 e 69 anos, peso igual ou superior a 50 quilos e comparecer ao posto de coleta em bom estado de boa saúde, além de estar portando um documento oficial e original com foto.
Os voluntários não podem ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento e devem dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação de sangue. Os voluntários precisam comparecer ao posto de coleta bem alimentado, mas devem evitar o consumo de alimentos gordurosos.
Quanto aos menores de 18 anos, a doação de sangue só é liberada se estiverem acompanhados de um responsável legal e que esteja portando o respectivo documento de identificação oficial e original. No caso daqueles que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, há impedimento para doar sangue pelo período de 12 meses.
Caso os voluntários sejam acometidos por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, ficam impossibilitado permanentemente de doar sangue. Isso porque, estas doenças são infectocontagiosas e podem ser transmitidas no ato da transfusão sanguínea.
Veja também
Últimas notícias

Veja como ficou o carro do goleiro Rossi após tentativa de assalto com tiros na Linha Amarela

Polícia investiga possível instigação moral de pai no caso de irmãos que mataram homem com foice

'Em Maceió, os Direitos básicos só chegam por ordem judicial', diz Teca Nelma durante sessão

Covid-19: novo estudo sugere que coronavírus surgiu em morcegos

Cabo Bebeto critica homenagem a Margareth Menezes na Assembleia Legislativa de Alagoas
Câmara aprova relatório de Alfredo Gaspar que pode livrar Bolsonaro de ação no STF
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
