Religião

Fumaça preta no Vaticano indica que ainda não foi escolhido o novo papa

Conclave continua nesta quinta-feira (8) após votação inconclusiva; novo pontífice sucederá o Papa Francisco, falecido em abril

Por 7Segundos, com Agência Brasil 07/05/2025 16h04 - Atualizado em 07/05/2025 16h04
Fumaça preta no Vaticano indica que ainda não foi escolhido o novo papa
Fumaça preta - Foto: © MURAD SEZER

O Vaticano informou na tarde desta quarta-feira (7) que o novo papa ainda não foi escolhido. A tradicional fumaça preta, que saiu da chaminé da Capela Sistina, indicou que os cardeais reunidos no conclave não chegaram a um consenso após a primeira rodada de votações.

O conclave, cerimônia reservada em que os cardeais da Igreja Católica se reúnem para eleger o novo líder da fé, teve início nesta quarta-feira. Como não houve decisão, as deliberações prosseguirão nesta quinta-feira (8).

Durante o processo de votação, cada cardeal escreve em uma cédula a frase em latim Eligo in Summum Pontificem, que significa "Elejo como Sumo Pontífice". As cédulas são reunidas e incineradas após cada sessão – pela manhã e à tarde. A cor da fumaça gerada indica o resultado: preta, quando nenhum nome recebeu os dois terços dos votos necessários; branca, quando há um novo papa eleito.

O novo pontífice será o 267º papa da história da Igreja Católica e sucederá Francisco, que faleceu no último dia 21 de abril, aos 88 anos, após um pontificado marcado pelo diálogo inter-religioso, pela defesa do meio ambiente e por uma forte atuação em questões sociais.