Caso Rhavy Abraão: mãe relata atendimentos em UPAs e suspeita de hidrocefalia
Criança foi encontrada sem vida, na manhã desta terça-feira (13), em Riacho Doce
A criança de dois anos que foi encontrada sem vida na manhã desta segunda-feira (13), em uma residência no bairro Riacho Doce, em Maceió, havia apresentado problemas de saúde nos dias anteriores à morte. A informação foi repassada pela mãe à Polícia Civil de Alagoas (PCAL), que investiga o caso.
Segundo a genitora, o menino Rhavy Abraão Alves de Lima foi levado a duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na semana passada. A primeira visita ocorreu na UPA do Benedito Bentes, onde a criança apresentava um quadro clínico considerado simples pelos profissionais de saúde. Posteriormente, o menino foi atendido na UPA do Eustáquio Gomes, onde surgiu a suspeita de um possível caso de hidrocefalia — condição caracterizada pelo acúmulo de líquido no cérebro.
O histórico clínico está sendo considerado pela Polícia Civil nas investigações iniciais. A criança foi encontrada sem vida pela manhã, após a mãe ter saído de casa para ir à academia e visitar a avó do menino. Ao retornar, foi informada pelo companheiro que Rhavy não apresentava sinais vitais. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e constatou o óbito no local.
De acordo com o delegado Emanuel Rodrigues, responsável pela Unidade de Atendimento de Local de Crime (UALC), da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o caso está sendo tratado, preliminarmente, como uma fatalidade. “A criança não apresenta lesões externas de violência. Além disso, há outras duas crianças que moram na residência e que também não apresentam sinais de agressão. Os peritos não identificaram indícios de violência no local”, explicou.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), que será responsável por emitir o laudo que vai determinar a causa da morte.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
