Justiça Federal determina indenização a pescadores afetados pela pesca artesanal
Condenação à Codern e União foi por pedido do Ministério Público Federal

A Justiça Federal em Alagoas atendeu ao parecer do Ministério Público Federal (MPF) e condenou a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) e a União pelos prejuízos causados à pesca artesanal durante a dragagem do Porto de Maceió, no primeiro semestre de 2018.
O juiz Felini Wanderley reconheceu a responsabilidade conjunta das rés e determinou o pagamento de indenização por danos morais e materiais (lucros cessantes) a cada pescador representado na ação. Cada um deverá receber o equivalente a cinco salários mínimos por tipo de dano, como defendido pelo MPF no parecer assinado pelo procurador da República, Lucas Horta.
A decisão, da 1ª Vara Federal em Alagoas, foi tomada no âmbito da ação civil pública nº 0808143-19.2023.4.05.8000, movida pela Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) e pela Federação dos Pescadores do Estado de Alagoas (Fapeal).
Segundo o MPF, a dragagem afetou diretamente a área marinha conhecida como “Lama Grande”, tradicionalmente usada pelos pescadores locais. O despejo de sedimentos reduziu a produtividade da pesca, comprometeu temporariamente o sustento das famílias e provocou a morte de peixes e camarões. As conclusões foram confirmadas por estudos técnicos do setor de perícia do MPF e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Para o procurador Lucas Horta, a decisão representa um avanço no reconhecimento e na proteção das comunidades tradicionais. “O verdadeiro desenvolvimento com sustentabilidade exige a preservação do meio ambiente e o respeito às comunidades tradicionais, que são as primeiras afetadas pelas transformações econômicas e ambientais”, ressaltou.
As indenizações serão corrigidas monetariamente e acrescidas de juros desde março de 2018, conforme a legislação civil e a Súmula 54 do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Veja também
Últimas notícias

Poços de água em Maragogi recebem manutenção elétrica na segunda-feira (22)

Delegado da PF receberia R$ 27 milhões em esquema em mineração
![[Vídeo] Acusado de matar o atual da ex-companheira em Arapiraca é preso em Teotônio Vilela](https://img.7segundos.com.br/UqTJ42HoySX7C5YbKO7CtH-At2U=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-09-18-at-103931.jpeg)
[Vídeo] Acusado de matar o atual da ex-companheira em Arapiraca é preso em Teotônio Vilela

Mãe de Anthony Levy, morto envenenado pelo pai, pede condenação máxima no júri desta quinta-feira

Paciente do Sertão vê o mar pela primeira vez antes de fazer cirurgia de risco no coração

Marido de gêmea siamesa: 'As pessoas são obcecadas para saber como fazemos sexo'
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
