Justiça Federal determina indenização a pescadores afetados pela pesca artesanal
Condenação à Codern e União foi por pedido do Ministério Público Federal
A Justiça Federal em Alagoas atendeu ao parecer do Ministério Público Federal (MPF) e condenou a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) e a União pelos prejuízos causados à pesca artesanal durante a dragagem do Porto de Maceió, no primeiro semestre de 2018.
O juiz Felini Wanderley reconheceu a responsabilidade conjunta das rés e determinou o pagamento de indenização por danos morais e materiais (lucros cessantes) a cada pescador representado na ação. Cada um deverá receber o equivalente a cinco salários mínimos por tipo de dano, como defendido pelo MPF no parecer assinado pelo procurador da República, Lucas Horta.
A decisão, da 1ª Vara Federal em Alagoas, foi tomada no âmbito da ação civil pública nº 0808143-19.2023.4.05.8000, movida pela Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) e pela Federação dos Pescadores do Estado de Alagoas (Fapeal).
Segundo o MPF, a dragagem afetou diretamente a área marinha conhecida como “Lama Grande”, tradicionalmente usada pelos pescadores locais. O despejo de sedimentos reduziu a produtividade da pesca, comprometeu temporariamente o sustento das famílias e provocou a morte de peixes e camarões. As conclusões foram confirmadas por estudos técnicos do setor de perícia do MPF e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Para o procurador Lucas Horta, a decisão representa um avanço no reconhecimento e na proteção das comunidades tradicionais. “O verdadeiro desenvolvimento com sustentabilidade exige a preservação do meio ambiente e o respeito às comunidades tradicionais, que são as primeiras afetadas pelas transformações econômicas e ambientais”, ressaltou.
As indenizações serão corrigidas monetariamente e acrescidas de juros desde março de 2018, conforme a legislação civil e a Súmula 54 do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Veja também
Últimas notícias
Casal de idosos se emociona ao encontrar água durante perfuração de poço
Moradores do Clima Bom podem tirar dúvidas sobre regularização fundiária nesta quarta (23)
Homem de 63 anos é ferido com arma branca durante confusão em Penedo
Diálogos indicam que Vorcaro usou empresas para bancar homenagem a Fux em NY
Empregados da Caixa rejeitam proposta da empresa e greve continua
Na Onu, Lula defende soberania e diz que Brasil 'não cabe no quintal de ninguém'
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
