[Vídeo] Advogado é preso por envolvimento em mais de 200 processos suspeitos em AL
Segundo a Polícia Civil, há fortes indícios de que o advogado não agia sozinho
Um advogado foi preso neste fim de semana na cidade de Paranavaí, no interior do Paraná, acusado de cometer diversos crimes contra a Justiça no estado de Alagoas. A prisão preventiva foi realizada por agentes da Diretoria de Inteligência Policial de Alagoas (Dinpol) e faz parte de uma operação que apura um vasto esquema de fraudes processuais.
O suspeito atuava na cidade de Capela, interior de Alagoas, e teria aberto processos judiciais utilizando documentos falsificados e os nomes de pessoas que sequer tinham conhecimento das ações. Segundo as investigações, o advogado usava dados de terceiros para obter benefícios na Justiça, configurando crimes como falsidade ideológica, uso de documento falso e patrocínio infiel.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão. Computadores, celulares e diversos documentos foram recolhidos e agora passam por análise para aprofundar as investigações.
De acordo com o delegado Thales Araújo, diretor da Divisão de Inteligência da Polícia Civil, há fortes indícios de que o advogado não agia sozinho. “É muito improvável que ele tenha conseguido movimentar mais de 200 processos sozinho. A documentação apreendida será fundamental para identificar outros possíveis envolvidos no esquema”, afirmou.
O delegado explicou ainda que foram encontradas disparidades entre os documentos apresentados na abertura dos processos e aqueles que surgiram ao longo do andamento das ações. “Alguns processos foram iniciados com o uso de documentos em branco das supostas vítimas, o que levantou suspeitas. Depois, houve tentativas de legitimar essas ações por meio de novas manobras jurídicas, o que agravou ainda mais a situação”, completou.
A polícia agora concentra esforços para identificar todas as vítimas e apurar o real alcance do esquema. A suspeita é de que dezenas de pessoas e o próprio sistema judiciário de Alagoas tenham sido lesados com os processos fraudulentos.
As investigações seguem em sigilo e novas prisões não estão descartadas.
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
