Suspeito de matar deputada e ferir senador é preso nos EUA
O governador do estado de Minnesota, Tim Walz, confirmou a informação neste domingo (15), pelo horário local. Vance Boelter, de 57 anos, foi preso perto de sua casa
Vance Boelter, suspeito de assassinar a deputada americana Melissa Hortman e de tentar matar o senador estadual John Hoffman, foi preso pela polícia neste domingo (15). A informação foi confirmada pelo governador do estado de Minnesota, Tim Walz.
Boelter teve duas acusações de homicídio doloso em segundo grau e duas de tentativa de homicídio doloso em segundo grau, de acordo com uma denúncia criminal do Condado de Hennepin. Segundo a agência de notícias Reuters, ele pode pegar até 40 anos de prisão.
Ele fugiu a pé no início da manhã de sábado (14) após ser confrontado por policiais na casa de Hortman em Brooklyn Park. A fuga mobilizou a maior caçada humana da história do estado, com moradores orientados a permanecer em casa.
Ao revistarem o SUV de Boelter após os ataques, os policiais encontraram três fuzis AK-47, uma pistola 9 mm e uma lista com nomes e endereços de outros funcionários públicos, segundo a denúncia criminal.
Com base em uma denúncia de que Boelter estava perto de sua casa na cidade de Green Isle, mais de 20 equipes da SWAT vasculharam a área com apoio de aeronaves de vigilância, informaram as autoridades. Boelter estava armado, mas se rendeu sem que fosse disparado um tiro.
"O suspeito rastejou até as equipes policiais e foi preso", disse o tenente-coronel Jeremy Geiger, da Patrulha Estadual de Minnesota, na coletiva de imprensa. "O suspeito foi detido sem uso de força."
De acordo com o chefe de polícia de Brooklyn Park, Mark Bruley, a caçada envolveu centenas de investigadores e agentes de forças policiais federais, estaduais e locais, em um esforço considerado inédito no estado.
"Agora começa o trabalho difícil de entender qual foi o motivo", disse Bruley.
O CASO
Boelter, de 57 anos, é o principal suspeito dos ataques que mataram Melissa Hortman e seu marido, Mark Hortman, e que também balearam o senador estadual John Hoffman e sua esposa. Segundo Walz, Hoffman saiu de sua última cirurgia e está caminhando para a recuperação.
Segundo o FBI, Boelter usou uma máscara nos ataques para não ser identificado. Ele trabalha para uma empresa de segurança e já teve treinamento militar.
Tanto Hortman quando Hoffman foram eleitos pelo Partido Democrata.
Durante as buscas pelo suspeito, a polícia de Brooklyn Park chegou a trocar tiros com ele, que fugiu a pé e abandonou um veículo onde foi encontrado um manifesto com nomes de outros legisladores e autoridades. A suspeita é que o homem se passou por policial para se aproximar das vítimas.
Últimas notícias
Projeto Corais de Alagoas avança no Litoral Norte do estado
Secretaria de Educação oferece últimas vagas para curso gratuito de Libras até esta quarta-feira (11)
Prefeita Tia Júlia faz visita a obras no Conjunto Antônio Ribeiro
Prefeito de Major Izidoro se reúne com deputado Rafael Brito para discutir investimentos
São Miguel dos Milagres anuncia Carnaval com dois polos de folia
Renan Filho segura definição de vice até oposição mostrar as cartas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
