Câmara de Maceió define calendário para indicação de emendas e votação da LDO
Vereadores irão se reunir em sessões extraordinárias e deliberações nas comissões sobre as metas, receitas e despesas municipais
Com diálogo, transparência e entendimento entre os vereadores, a Câmara Municipal de Maceió definiu durante a sessão desta quarta-feira (25), o calendário para indicação de emendas parlamentares até a aprovação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que está em tramitação no Legislativo.
O presidente da Câmara, Chico Filho, se reuniu com os 22 vereadores presentes à sessão para deliberar a respeito da LDO, texto enviado pela Prefeitura de Maceió para análise dos parlamentares, que estabelece as regras para a elaboração do Orçamento para 2026. Cabe ao texto definir, por exemplo, o nível de equilíbrio entre receitas e despesas municipais.
De acordo com o presidente da Casa, o calendário de debates até a aprovação ficou da seguinte forma: na sexta-feira (27), haverá uma sessão extraordinária, a partir das 10h, para votação do Projeto de Lei de Emenda à Lei Orgânica; já na segunda-feira (30), também às 10h, terá uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Comissão de Orçamento para analisar o texto final da LDO; e na terça-feira (1°), às 10h, mais uma sessão extraordinária para votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
“Assim, iremos encerrar os trabalhos neste primeiro semestre aqui na Câmara Municipal, e este entendimento com os vereadores é importante para que este calendário até a votação da LDO seja feito”, destacou Chico Filho.
Rito e tramitação
O PLDO foi encaminhado pela Prefeitura de Maceió à Câmara Municipal no dia 15 de maio, com destaques no crescimento de receita e controle de despesas do Município, apontado na série histórica entre 2023 a 2026.
A Comissão de Orçamento, presidida pelo vereador Samyr Malta, realizou, na semana passada, a audiência pública que debateu as abordagens e metas da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Também participaram da audiência pública os vereadores, a sociedade civil organizada, instituições, associações, lideranças comunitárias, conselheiros tutelares, e coletivos que levaram diversas demandas para implementar na LDO em áreas como assistência social, saúde, educação, turismo, economia solidária, valorização do serviço público, cultura, entre outras pautas.
Veja também
Últimas notícias
Incêndio atinge carreta na BR-316; populares controlam chamas
Concluintes de cursos de tecnologia fazem Enade 2025 neste domingo (23)
Polícia Militar apreende menor com drogas e quantia em dinheiro em Piranhas
PM e Corpo de Bombeiros fiscalizam casas de evento em Marechal Deodoro
3º BPM registra recorde e lidera número de prisões em Alagoas no mês de outubro
Lula evita comentar decisão do STF sobre prisão de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
