Câmara de Maceió define calendário para indicação de emendas e votação da LDO
Vereadores irão se reunir em sessões extraordinárias e deliberações nas comissões sobre as metas, receitas e despesas municipais
Com diálogo, transparência e entendimento entre os vereadores, a Câmara Municipal de Maceió definiu durante a sessão desta quarta-feira (25), o calendário para indicação de emendas parlamentares até a aprovação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que está em tramitação no Legislativo.
O presidente da Câmara, Chico Filho, se reuniu com os 22 vereadores presentes à sessão para deliberar a respeito da LDO, texto enviado pela Prefeitura de Maceió para análise dos parlamentares, que estabelece as regras para a elaboração do Orçamento para 2026. Cabe ao texto definir, por exemplo, o nível de equilíbrio entre receitas e despesas municipais.
De acordo com o presidente da Casa, o calendário de debates até a aprovação ficou da seguinte forma: na sexta-feira (27), haverá uma sessão extraordinária, a partir das 10h, para votação do Projeto de Lei de Emenda à Lei Orgânica; já na segunda-feira (30), também às 10h, terá uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Comissão de Orçamento para analisar o texto final da LDO; e na terça-feira (1°), às 10h, mais uma sessão extraordinária para votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
“Assim, iremos encerrar os trabalhos neste primeiro semestre aqui na Câmara Municipal, e este entendimento com os vereadores é importante para que este calendário até a votação da LDO seja feito”, destacou Chico Filho.
Rito e tramitação
O PLDO foi encaminhado pela Prefeitura de Maceió à Câmara Municipal no dia 15 de maio, com destaques no crescimento de receita e controle de despesas do Município, apontado na série histórica entre 2023 a 2026.
A Comissão de Orçamento, presidida pelo vereador Samyr Malta, realizou, na semana passada, a audiência pública que debateu as abordagens e metas da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Também participaram da audiência pública os vereadores, a sociedade civil organizada, instituições, associações, lideranças comunitárias, conselheiros tutelares, e coletivos que levaram diversas demandas para implementar na LDO em áreas como assistência social, saúde, educação, turismo, economia solidária, valorização do serviço público, cultura, entre outras pautas.
Veja também
Últimas notícias
Republicanos de Alagoas adotará neutralidade na disputa presidencial
Davi Davino oficializa candidatura ao Senado em convenção do Republicanos
Flávio Bolsonaro anuncia Alfredo Gaspar como vice em chapa pura à Presidência
Genial/Quaest: Lula tem 44% e Flávio Bolsonaro 39% no segundo turno
Diretor da Quest explica por que Flávio Bolsonaro recuperou fôlego na corrida presidencial
Gestores escolares de Maceió reforçam compromisso com a educação
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
