Câmara de Maceió define calendário para indicação de emendas e votação da LDO
Vereadores irão se reunir em sessões extraordinárias e deliberações nas comissões sobre as metas, receitas e despesas municipais

Com diálogo, transparência e entendimento entre os vereadores, a Câmara Municipal de Maceió definiu durante a sessão desta quarta-feira (25), o calendário para indicação de emendas parlamentares até a aprovação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que está em tramitação no Legislativo.
O presidente da Câmara, Chico Filho, se reuniu com os 22 vereadores presentes à sessão para deliberar a respeito da LDO, texto enviado pela Prefeitura de Maceió para análise dos parlamentares, que estabelece as regras para a elaboração do Orçamento para 2026. Cabe ao texto definir, por exemplo, o nível de equilíbrio entre receitas e despesas municipais.
De acordo com o presidente da Casa, o calendário de debates até a aprovação ficou da seguinte forma: na sexta-feira (27), haverá uma sessão extraordinária, a partir das 10h, para votação do Projeto de Lei de Emenda à Lei Orgânica; já na segunda-feira (30), também às 10h, terá uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Comissão de Orçamento para analisar o texto final da LDO; e na terça-feira (1°), às 10h, mais uma sessão extraordinária para votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
“Assim, iremos encerrar os trabalhos neste primeiro semestre aqui na Câmara Municipal, e este entendimento com os vereadores é importante para que este calendário até a votação da LDO seja feito”, destacou Chico Filho.
Rito e tramitação
O PLDO foi encaminhado pela Prefeitura de Maceió à Câmara Municipal no dia 15 de maio, com destaques no crescimento de receita e controle de despesas do Município, apontado na série histórica entre 2023 a 2026.
A Comissão de Orçamento, presidida pelo vereador Samyr Malta, realizou, na semana passada, a audiência pública que debateu as abordagens e metas da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Também participaram da audiência pública os vereadores, a sociedade civil organizada, instituições, associações, lideranças comunitárias, conselheiros tutelares, e coletivos que levaram diversas demandas para implementar na LDO em áreas como assistência social, saúde, educação, turismo, economia solidária, valorização do serviço público, cultura, entre outras pautas.
Veja também
Últimas notícias

Forte Farma une economia e praticidade com promoções exclusivas de inverno

Famílias de vítimas do acidente na Serra da Barriga devem buscar indenização na Justiça

PRF flagra motorista com 56 comprimidos de anfetamina em Rio Largo

Homem vai registrar Boletim de Ocorrência e termina preso em Viçosa

Centro Xingó conclui capacitação técnica em apicultura para alunos do Ifal em Piranhas

Relatório do IMA indica 28 áreas do litoral de Alagoas impróprias para banho
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
