Saúde

Mulher convivia com 25 anos de acúmulo de lixo em residência alvo de operação da Vigilância

Casa com toneladas de entulhos é alvo de operação da Vigilância Sanitária em Maceió

Por 7Segundos com Gazeta Web 02/07/2025 06h06 - Atualizado em 02/07/2025 07h07
Mulher convivia com 25 anos de acúmulo de lixo em residência alvo de operação da Vigilância
Mulher convivia com lixo há 25 anos - Foto: Reprodução

Uma residência no bairro Santo Amaro, em Maceió, virou alvo de uma operação da Vigilância Sanitária Municipal nesta terça-feira (1º), após denúncias de vizinhos sobre o acúmulo de lixo e o surgimento constante de pragas na região. No local, as equipes encontraram toneladas de materiais inutilizáveis que, há décadas, eram armazenados dentro do imóvel.

Segundo os agentes, a proprietária da casa convivia há cerca de 25 anos com verdadeiras pilhas de entulhos, que se espalhavam por todos os cômodos e chegavam até o teto. Entre os itens recolhidos, estavam ventiladores quebrados, roupas, cadeiras danificadas, bolsas, caixas de papelão e utensílios domésticos abandonados.

A situação chamou a atenção não apenas pela quantidade de materiais, mas pelo risco sanitário. De acordo com o chefe da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), Airton Santos, o acúmulo favoreceu a proliferação de ratos, baratas e escorpiões, além de causar mau cheiro, o que comprometia a saúde da moradora e dos vizinhos.

“A família já havia sido orientada a realizar a limpeza do imóvel, mas o prazo estabelecido não foi cumprido. Diante disso, com o apoio da Alurb, fizemos a remoção dos resíduos, que estavam colocando toda a comunidade em risco”, explicou Airton.

A operação contou com o suporte de parentes da moradora e reforça o alerta das autoridades para que situações semelhantes sejam denunciadas, evitando danos à saúde pública.