Leonam comemora aprovação de projeto que endurece progressão de pena para crimes hediondos
Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (2) o Projeto de Lei 1112/23

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (2) o Projeto de Lei 1112/23, que unifica em 80% o tempo mínimo de cumprimento de pena em regime fechado antes que condenados por crimes hediondos tenham direito à progressão para o semiaberto. A matéria, que segue agora para o Senado, foi comemorada pelo deputado Delegado Leonam (União Brasil), defensor da proposta.
De autoria do deputado Alfredo Gaspar (União-AL), o texto original previa o aumento da exigência de tempo apenas para casos de homicídio contra agentes de segurança pública. No entanto, o relator da matéria, deputado Alberto Fraga (PL-DF), ampliou o alcance para todos os crimes hediondos listados na Lei 8.072/90, independentemente de o réu ser primário ou reincidente.
Para o Delegado Leonam, a aprovação representa um avanço no combate à impunidade. “É uma vitória da sociedade. Não podemos mais aceitar que criminosos que cometem barbaridades, como estupro, latrocínio ou crimes contra crianças, saiam da cadeia com apenas 40% da pena cumprida. O endurecimento da lei é necessário para garantir justiça e proteger a população”, afirmou o parlamentar alagoano.
A nova regra também será aplicada a condenados por liderar organizações criminosas voltadas à prática de crimes hediondos ou por integrar milícias privadas. Com isso, atos como porte de arma de uso restrito, posse de pornografia infantil e falsificação de medicamentos, mesmo sem resultado de morte, passam a exigir 80% de pena cumprida em regime fechado antes de qualquer progressão.
Veja também
Últimas notícias

Alfredo Gaspar critica condenação de Bolsonaro e diz que decisão “fere a democracia”

STF condena Bolsonaro a 27 anos de prisão

Câmara promulga lei que unifica matrícula dos professores da rede municipal de Maceió

Pastor viraliza ao cravar data para a volta de Jesus à Terra

JHC prestigia homenagem à ministra Marluce Caldas e destaca representatividade alagoana no STJ

Trump se diz surpreso e insatisfeito com condenação de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
