Leonam comemora aprovação de projeto que endurece progressão de pena para crimes hediondos
Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (2) o Projeto de Lei 1112/23
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (2) o Projeto de Lei 1112/23, que unifica em 80% o tempo mínimo de cumprimento de pena em regime fechado antes que condenados por crimes hediondos tenham direito à progressão para o semiaberto. A matéria, que segue agora para o Senado, foi comemorada pelo deputado Delegado Leonam (União Brasil), defensor da proposta.
De autoria do deputado Alfredo Gaspar (União-AL), o texto original previa o aumento da exigência de tempo apenas para casos de homicídio contra agentes de segurança pública. No entanto, o relator da matéria, deputado Alberto Fraga (PL-DF), ampliou o alcance para todos os crimes hediondos listados na Lei 8.072/90, independentemente de o réu ser primário ou reincidente.
Para o Delegado Leonam, a aprovação representa um avanço no combate à impunidade. “É uma vitória da sociedade. Não podemos mais aceitar que criminosos que cometem barbaridades, como estupro, latrocínio ou crimes contra crianças, saiam da cadeia com apenas 40% da pena cumprida. O endurecimento da lei é necessário para garantir justiça e proteger a população”, afirmou o parlamentar alagoano.
A nova regra também será aplicada a condenados por liderar organizações criminosas voltadas à prática de crimes hediondos ou por integrar milícias privadas. Com isso, atos como porte de arma de uso restrito, posse de pornografia infantil e falsificação de medicamentos, mesmo sem resultado de morte, passam a exigir 80% de pena cumprida em regime fechado antes de qualquer progressão.
Veja também
Últimas notícias
Acesso ao Aldebaran é interditado para troca de postes na Avenida Menino Marcelo
Casal mantém atendimento digital durante o feriado da Consciência Negra
Previsão do tempo é para sol predominante no feriado da Consciência Negra
Obras em mirantes do Jacintinho e Chã de Bebedouro entram em fase final
Maceió ganha destaque nacional em premiação de cidades inteligentes
Rafaella Justus dá indício de romance e expõe presente de 'pessoa especial'
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
