Lula reage ao tarifaço e pede postura ‘civilizada’ de Trump
Presidente brasileiro disse que os dois países têm divergências, mas que é preciso colocar diferenças de lado para “tentar resolver”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a pedir, nesta segunda feira (28), diálogo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para negociar a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo governo norte-americano. A fala de Lula se dá quatro dias antes de a medida passar a valer.´
“Eu espero que o presidente dos Estados Unidos reflita sobre a importância do Brasil. E eu vou fazer aquilo que, no mundo civilizado, a gente faz. Tem divergência? Tem. Senta numa mesa, coloca a divergência do lado e vamos tentar resolver. E não de uma forma abrupta, individual, tomar uma decisão de que vai taxar o Brasil em 50%”, disse.
O petista voltou a colocar a culpa do tarifaço em Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que está nos Estados Unidos e admitiu que participou das conversas sobre sanções contra o Brasil.
“Isso é o filho do coisa e o coisa [Bolsonaro] que estão pedindo para fazer. O cara que fazia campanha embrulhado na bandeira nacional. Brasil acima de tudo. E agora ele vai com a desfaçatez. Brasil acima de tudo, mas primeiro os EUA. [É] Uma falta de patriotismo…”, declarou Lula.
O Brasil segue tentando negociar com os Estados Unidos uma saída para o tarifaço anunciado.
Em carta enviada a Lula, Trump critica as ações penais por golpe de Estado contra Bolsonaro e a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF). Nas redes sociais, Eduardo disse que a decisão do governo dos EUA se deu depois de sucessivas reuniões que ele teve com a Casa Branca.
“O pai dele não merece o sacrifício do povo brasileiro. Ele não vai ser julgado pelo governo, vai ser julgado pela Justiça”, disse Lula durante a inauguração de uma usina termoelétrica no Rio de Janeiro.
Nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro condiciona um recuo no governo norte-americano à aprovação de uma anistia “geral e irrestrita” e ao impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes, mas esbarra em falta de apoio e desgaste contínuo no Congresso Nacional.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
