Lula reage ao tarifaço e pede postura ‘civilizada’ de Trump
Presidente brasileiro disse que os dois países têm divergências, mas que é preciso colocar diferenças de lado para “tentar resolver”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a pedir, nesta segunda feira (28), diálogo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para negociar a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo governo norte-americano. A fala de Lula se dá quatro dias antes de a medida passar a valer.´
“Eu espero que o presidente dos Estados Unidos reflita sobre a importância do Brasil. E eu vou fazer aquilo que, no mundo civilizado, a gente faz. Tem divergência? Tem. Senta numa mesa, coloca a divergência do lado e vamos tentar resolver. E não de uma forma abrupta, individual, tomar uma decisão de que vai taxar o Brasil em 50%”, disse.
O petista voltou a colocar a culpa do tarifaço em Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que está nos Estados Unidos e admitiu que participou das conversas sobre sanções contra o Brasil.
“Isso é o filho do coisa e o coisa [Bolsonaro] que estão pedindo para fazer. O cara que fazia campanha embrulhado na bandeira nacional. Brasil acima de tudo. E agora ele vai com a desfaçatez. Brasil acima de tudo, mas primeiro os EUA. [É] Uma falta de patriotismo…”, declarou Lula.
O Brasil segue tentando negociar com os Estados Unidos uma saída para o tarifaço anunciado.
Em carta enviada a Lula, Trump critica as ações penais por golpe de Estado contra Bolsonaro e a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF). Nas redes sociais, Eduardo disse que a decisão do governo dos EUA se deu depois de sucessivas reuniões que ele teve com a Casa Branca.
“O pai dele não merece o sacrifício do povo brasileiro. Ele não vai ser julgado pelo governo, vai ser julgado pela Justiça”, disse Lula durante a inauguração de uma usina termoelétrica no Rio de Janeiro.
Nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro condiciona um recuo no governo norte-americano à aprovação de uma anistia “geral e irrestrita” e ao impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes, mas esbarra em falta de apoio e desgaste contínuo no Congresso Nacional.
Últimas notícias
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Programação do Tardezinha Cultural continua neste final de semana no Bosque das Arapiracas
Prefeito Luciano visita obras do conservatório de música de Arapiraca ao lado de filho de Hermeto Pascoal
Lula aguarda reunião com Trump e aposta em solução a tarifaço
Outubro Rosa: como receber o auxílio-doença em tratamento de câncer
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
