Educação

[Vídeo] Aplicacação de Progressão Parcial nos Colégios Militares Tiradentes provoca polêmica

Medida é direito do aluno (a) garantido por lei, mas está levantando discussões quando envolve a aplicação no Colégio Militar Tiradentes

Por 7Segundos 13/08/2025 14h02
[Vídeo] Aplicacação de Progressão Parcial nos Colégios Militares Tiradentes provoca polêmica
Colégio Militar Tiradentes - Foto: Reprodução

A Progressão Parcial, medida prevista em lei que garante aos estudantes o direito de avançarem para o ano seguinte mesmo sem terem sido aprovados em todas as disciplinas que estiverem cursando, continua gerando polêmica em Alagoas, principalmente por parte de quem estuda ou integra o quadro docente das unidades do Colégio Militar Tiradentes, considerado uma das escolas publicas mais conceituadas de Alagoas, pela conquista de bons resultados obtidos em exames de nível nacional, como o Enem. Na unidade de ensino, a aplicação da medida permanece despertando resistência em boa parte dos alunos, pais e professores.

O temor é que a medida comprometa a qualidade do ensino do Colégio Tiradentes.

No início deste mês de agosto, a Seduc (Secretaria de Estado da Educação) informou que a Progressão Parcial é uma medida prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e permite que um aluno que não teve bom desempenho em poucas matérias possa avançar para a série seguinte, mas com um plano de reforço para recuperar o conteúdo que não aprendeu. 

Ou seja, o aluno não repete o ano todo por causa de algumas disciplinas. Ele continua estudando na série seguinte, mas recebe ajuda extra nas matérias em que teve dificuldade. A regra não é exclusividade de Alagoas. A LDB já permite essa medida em todo o Brasil, escalreceu a Seduc.

Em Alagoas, ela foi regulamentada pelo Conselho Estadual de Educação e está prevista na Portaria Seduc/AL nº 15.022/2021 que torna obrigatório o uso da Progressão Parcial em todas as escolas estaduais. 

A secretária de Educação, Roseane Vasconcelos, explicou que não se trata de uma escolha da escola, mas um direito do aluno garantido por lei.

Em relação aos Colégios Tiradentes, a secretária explicou que a Progressão Parcial a medida não enfraquece a disciplina nem o ensino dessas escolas. Pelo contrário: evita que o aluno desista dos estudos por ter que repetir o ano inteiro.

A Secretaria de Educação reforçou que a Progressão Parcial é uma forma de garantir que todos os alunos tenham oportunidades, sem deixar ninguém para trás. O objetivo é melhorar o aprendizado, evitando a evasão escolar e ajudando cada estudante a superar suas dificuldades, mas ainda assim, o assunto continua levantando discussões.

Assista na reportagem em vídeo logo abaixo: