[Vídeo] Aplicacação de Progressão Parcial nos Colégios Militares Tiradentes provoca polêmica
Medida é direito do aluno (a) garantido por lei, mas está levantando discussões quando envolve a aplicação no Colégio Militar Tiradentes
![[Vídeo] Aplicacação de Progressão Parcial nos Colégios Militares Tiradentes provoca polêmica](https://img.7segundos.com.br/XZ4ZbPp75dqrjF3Ke7IjL3pl-Po=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/colegio.png)
A Progressão Parcial, medida prevista em lei que garante aos estudantes o direito de avançarem para o ano seguinte mesmo sem terem sido aprovados em todas as disciplinas que estiverem cursando, continua gerando polêmica em Alagoas, principalmente por parte de quem estuda ou integra o quadro docente das unidades do Colégio Militar Tiradentes, considerado uma das escolas publicas mais conceituadas de Alagoas, pela conquista de bons resultados obtidos em exames de nível nacional, como o Enem. Na unidade de ensino, a aplicação da medida permanece despertando resistência em boa parte dos alunos, pais e professores.
O temor é que a medida comprometa a qualidade do ensino do Colégio Tiradentes.
No início deste mês de agosto, a Seduc (Secretaria de Estado da Educação) informou que a Progressão Parcial é uma medida prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e permite que um aluno que não teve bom desempenho em poucas matérias possa avançar para a série seguinte, mas com um plano de reforço para recuperar o conteúdo que não aprendeu.
Ou seja, o aluno não repete o ano todo por causa de algumas disciplinas. Ele continua estudando na série seguinte, mas recebe ajuda extra nas matérias em que teve dificuldade. A regra não é exclusividade de Alagoas. A LDB já permite essa medida em todo o Brasil, escalreceu a Seduc.
Em Alagoas, ela foi regulamentada pelo Conselho Estadual de Educação e está prevista na Portaria Seduc/AL nº 15.022/2021 que torna obrigatório o uso da Progressão Parcial em todas as escolas estaduais.
A secretária de Educação, Roseane Vasconcelos, explicou que não se trata de uma escolha da escola, mas um direito do aluno garantido por lei.
Em relação aos Colégios Tiradentes, a secretária explicou que a Progressão Parcial a medida não enfraquece a disciplina nem o ensino dessas escolas. Pelo contrário: evita que o aluno desista dos estudos por ter que repetir o ano inteiro.
A Secretaria de Educação reforçou que a Progressão Parcial é uma forma de garantir que todos os alunos tenham oportunidades, sem deixar ninguém para trás. O objetivo é melhorar o aprendizado, evitando a evasão escolar e ajudando cada estudante a superar suas dificuldades, mas ainda assim, o assunto continua levantando discussões.
Assista na reportagem em vídeo logo abaixo:
Últimas notícias

Vítima fica presa às ferragens após colisão entre carro e caminhão em Rio Largo

STF julgará vínculo trabalhista de motoristas e entregadores

Maragogi cresce no turismo internacional e vira queridinha dos argentinos no Brasil

Cavalgada dos Amigos do Zé Pacheco movimenta São Sebastião neste domingo (28)

Homem mata ex-mulher a tiros e em seguida tira a própria vida em Delmiro Gouveia

Golfinho é encontrado morto na Praia de Burgalhau, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
