[Vídeo] Aplicacação de Progressão Parcial nos Colégios Militares Tiradentes provoca polêmica
Medida é direito do aluno (a) garantido por lei, mas está levantando discussões quando envolve a aplicação no Colégio Militar Tiradentes
A Progressão Parcial, medida prevista em lei que garante aos estudantes o direito de avançarem para o ano seguinte mesmo sem terem sido aprovados em todas as disciplinas que estiverem cursando, continua gerando polêmica em Alagoas, principalmente por parte de quem estuda ou integra o quadro docente das unidades do Colégio Militar Tiradentes, considerado uma das escolas publicas mais conceituadas de Alagoas, pela conquista de bons resultados obtidos em exames de nível nacional, como o Enem. Na unidade de ensino, a aplicação da medida permanece despertando resistência em boa parte dos alunos, pais e professores.
O temor é que a medida comprometa a qualidade do ensino do Colégio Tiradentes.
No início deste mês de agosto, a Seduc (Secretaria de Estado da Educação) informou que a Progressão Parcial é uma medida prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e permite que um aluno que não teve bom desempenho em poucas matérias possa avançar para a série seguinte, mas com um plano de reforço para recuperar o conteúdo que não aprendeu.
Ou seja, o aluno não repete o ano todo por causa de algumas disciplinas. Ele continua estudando na série seguinte, mas recebe ajuda extra nas matérias em que teve dificuldade. A regra não é exclusividade de Alagoas. A LDB já permite essa medida em todo o Brasil, escalreceu a Seduc.
Em Alagoas, ela foi regulamentada pelo Conselho Estadual de Educação e está prevista na Portaria Seduc/AL nº 15.022/2021 que torna obrigatório o uso da Progressão Parcial em todas as escolas estaduais.
A secretária de Educação, Roseane Vasconcelos, explicou que não se trata de uma escolha da escola, mas um direito do aluno garantido por lei.
Em relação aos Colégios Tiradentes, a secretária explicou que a Progressão Parcial a medida não enfraquece a disciplina nem o ensino dessas escolas. Pelo contrário: evita que o aluno desista dos estudos por ter que repetir o ano inteiro.
A Secretaria de Educação reforçou que a Progressão Parcial é uma forma de garantir que todos os alunos tenham oportunidades, sem deixar ninguém para trás. O objetivo é melhorar o aprendizado, evitando a evasão escolar e ajudando cada estudante a superar suas dificuldades, mas ainda assim, o assunto continua levantando discussões.
Assista na reportagem em vídeo logo abaixo:
Últimas notícias
Ed Gama e os Disgramados se apresentam no Cultura na Praça em edição especial, nesta segunda (22)
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado
Após apagão em escola, prefeitura de Arapiraca nega prejuízo a candidatos em concurso
De olho em 2026, primeira-dama de Maceió muda nome no Instagram
Incêndio iniciado em celular atinge apartamento no bairro do Farol, em Maceió
Funcionários da Assembleia Legislativa terão férias coletivas entre dezembro e fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
