[Vídeo] Primeiro dia da “Cabine Lilás” registra cerca de 20 denúncias de violência contra a mulher em AL
Serviço garante acolhimento especializado e respostas mais rápidas aos chamados de emergência
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (28), a Cabine Lilás no teleatendimento do 190, instalada no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), em Maceió. O objetivo é reforçar o atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, garantindo acolhimento especializado e respostas mais rápidas aos chamados de emergência.
Com a nova cabine, o serviço de teleatendimento do 190 realizado por agentes de proximidade do Programa Ronda no Bairro, da Secretaria de Estado da Prevenção à Violência (Seprev), passa a contar com um espaço exclusivo para escuta qualificada, oferecendo ainda mais atenção ao apelo de mulheres que recorrem às forças de segurança em momentos de vulnerabilidade.
A chefe de Políticas de Segurança à Mulher, coronel Camila Paiva, destacou a importância da criação de uma cabine específica no teleatendimento do 190. “A Cabine Lilás visa dar um atendimento prioritário, célere, humanizado, com profissionais capacitados para atender as ocorrências relativas à violência contra a mulher. Foram feitas as capacitações junto aos profissionais, também para que eles tenham a sensibilidade e a percepção de recepcionar chamadas de mulheres em situação de violência que não podem denunciar de maneira ostensiva aquela violência”, destacou.
Já nas primeiras horas de funcionamento da Cabine Lilás foram realizados aproximadamente 20 atendimentos relacionados à violência contra mulher. Os teleatendimentos são todos feitos por mulheres, visando estabelecer um vínculo de identificação com a vítima.
Para o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, com a criação da cabine, a SSP reafirma o compromisso de fortalecer a rede de proteção às mulheres, ampliando as estratégias de combate à violência doméstica e familiar. “A Cabine Lilás reforça o compromisso do Governo de Alagoas em proteger e acolher mulheres em situação de violência. Esse espaço exclusivo garante uma escuta mais humanizada, feita por profissionais capacitados e sensíveis à dor dessas vítimas. Nossa prioridade é oferecer respostas rápidas e efetivas, fortalecendo a rede de proteção e mostrando que as mulheres de Alagoas não estão sozinhas: o Estado está ao lado delas, pronto para agir”, disse o secretário.
A iniciativa faz parte das ações do Programa Alagoas Lilás, política pública permanente contra a violência doméstica, instituída pelo Governo do Estado.
Veja também
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves promove hoje mais uma edição da Expo: Vida e Arte
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
