[Vídeo] Primeiro dia da “Cabine Lilás” registra cerca de 20 denúncias de violência contra a mulher em AL
Serviço garante acolhimento especializado e respostas mais rápidas aos chamados de emergência
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (28), a Cabine Lilás no teleatendimento do 190, instalada no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), em Maceió. O objetivo é reforçar o atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, garantindo acolhimento especializado e respostas mais rápidas aos chamados de emergência.
Com a nova cabine, o serviço de teleatendimento do 190 realizado por agentes de proximidade do Programa Ronda no Bairro, da Secretaria de Estado da Prevenção à Violência (Seprev), passa a contar com um espaço exclusivo para escuta qualificada, oferecendo ainda mais atenção ao apelo de mulheres que recorrem às forças de segurança em momentos de vulnerabilidade.
A chefe de Políticas de Segurança à Mulher, coronel Camila Paiva, destacou a importância da criação de uma cabine específica no teleatendimento do 190. “A Cabine Lilás visa dar um atendimento prioritário, célere, humanizado, com profissionais capacitados para atender as ocorrências relativas à violência contra a mulher. Foram feitas as capacitações junto aos profissionais, também para que eles tenham a sensibilidade e a percepção de recepcionar chamadas de mulheres em situação de violência que não podem denunciar de maneira ostensiva aquela violência”, destacou.
Já nas primeiras horas de funcionamento da Cabine Lilás foram realizados aproximadamente 20 atendimentos relacionados à violência contra mulher. Os teleatendimentos são todos feitos por mulheres, visando estabelecer um vínculo de identificação com a vítima.
Para o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, com a criação da cabine, a SSP reafirma o compromisso de fortalecer a rede de proteção às mulheres, ampliando as estratégias de combate à violência doméstica e familiar. “A Cabine Lilás reforça o compromisso do Governo de Alagoas em proteger e acolher mulheres em situação de violência. Esse espaço exclusivo garante uma escuta mais humanizada, feita por profissionais capacitados e sensíveis à dor dessas vítimas. Nossa prioridade é oferecer respostas rápidas e efetivas, fortalecendo a rede de proteção e mostrando que as mulheres de Alagoas não estão sozinhas: o Estado está ao lado delas, pronto para agir”, disse o secretário.
A iniciativa faz parte das ações do Programa Alagoas Lilás, política pública permanente contra a violência doméstica, instituída pelo Governo do Estado.
Veja também
Últimas notícias
Erosão interdita faixa da BR-316 e altera tráfego em Santana do Ipanema
Prefeito anuncia concurso da Guarda Municipal e promete mais seleções em 2026
Motociclista fica ferido após colisão com ônibus escolar em Arapiraca
Chuva provoca alagamentos em Santana do Ipanema nesta sexta-feira (13)
Após mais de 17 anos, MPAL consegue condenação de homem que matou companheira no Trapiche da Barra
Motociclista fica ferido após colisão com ônibus escolar na AL-220, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
