[Vídeo] Primeiro dia da “Cabine Lilás” registra cerca de 20 denúncias de violência contra a mulher em AL
Serviço garante acolhimento especializado e respostas mais rápidas aos chamados de emergência
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (28), a Cabine Lilás no teleatendimento do 190, instalada no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), em Maceió. O objetivo é reforçar o atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, garantindo acolhimento especializado e respostas mais rápidas aos chamados de emergência.
Com a nova cabine, o serviço de teleatendimento do 190 realizado por agentes de proximidade do Programa Ronda no Bairro, da Secretaria de Estado da Prevenção à Violência (Seprev), passa a contar com um espaço exclusivo para escuta qualificada, oferecendo ainda mais atenção ao apelo de mulheres que recorrem às forças de segurança em momentos de vulnerabilidade.
A chefe de Políticas de Segurança à Mulher, coronel Camila Paiva, destacou a importância da criação de uma cabine específica no teleatendimento do 190. “A Cabine Lilás visa dar um atendimento prioritário, célere, humanizado, com profissionais capacitados para atender as ocorrências relativas à violência contra a mulher. Foram feitas as capacitações junto aos profissionais, também para que eles tenham a sensibilidade e a percepção de recepcionar chamadas de mulheres em situação de violência que não podem denunciar de maneira ostensiva aquela violência”, destacou.
Já nas primeiras horas de funcionamento da Cabine Lilás foram realizados aproximadamente 20 atendimentos relacionados à violência contra mulher. Os teleatendimentos são todos feitos por mulheres, visando estabelecer um vínculo de identificação com a vítima.
Para o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, com a criação da cabine, a SSP reafirma o compromisso de fortalecer a rede de proteção às mulheres, ampliando as estratégias de combate à violência doméstica e familiar. “A Cabine Lilás reforça o compromisso do Governo de Alagoas em proteger e acolher mulheres em situação de violência. Esse espaço exclusivo garante uma escuta mais humanizada, feita por profissionais capacitados e sensíveis à dor dessas vítimas. Nossa prioridade é oferecer respostas rápidas e efetivas, fortalecendo a rede de proteção e mostrando que as mulheres de Alagoas não estão sozinhas: o Estado está ao lado delas, pronto para agir”, disse o secretário.
A iniciativa faz parte das ações do Programa Alagoas Lilás, política pública permanente contra a violência doméstica, instituída pelo Governo do Estado.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
