[Vídeo] Primeiro dia da “Cabine Lilás” registra cerca de 20 denúncias de violência contra a mulher em AL
Serviço garante acolhimento especializado e respostas mais rápidas aos chamados de emergência
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (28), a Cabine Lilás no teleatendimento do 190, instalada no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), em Maceió. O objetivo é reforçar o atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, garantindo acolhimento especializado e respostas mais rápidas aos chamados de emergência.
Com a nova cabine, o serviço de teleatendimento do 190 realizado por agentes de proximidade do Programa Ronda no Bairro, da Secretaria de Estado da Prevenção à Violência (Seprev), passa a contar com um espaço exclusivo para escuta qualificada, oferecendo ainda mais atenção ao apelo de mulheres que recorrem às forças de segurança em momentos de vulnerabilidade.
A chefe de Políticas de Segurança à Mulher, coronel Camila Paiva, destacou a importância da criação de uma cabine específica no teleatendimento do 190. “A Cabine Lilás visa dar um atendimento prioritário, célere, humanizado, com profissionais capacitados para atender as ocorrências relativas à violência contra a mulher. Foram feitas as capacitações junto aos profissionais, também para que eles tenham a sensibilidade e a percepção de recepcionar chamadas de mulheres em situação de violência que não podem denunciar de maneira ostensiva aquela violência”, destacou.
Já nas primeiras horas de funcionamento da Cabine Lilás foram realizados aproximadamente 20 atendimentos relacionados à violência contra mulher. Os teleatendimentos são todos feitos por mulheres, visando estabelecer um vínculo de identificação com a vítima.
Para o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, com a criação da cabine, a SSP reafirma o compromisso de fortalecer a rede de proteção às mulheres, ampliando as estratégias de combate à violência doméstica e familiar. “A Cabine Lilás reforça o compromisso do Governo de Alagoas em proteger e acolher mulheres em situação de violência. Esse espaço exclusivo garante uma escuta mais humanizada, feita por profissionais capacitados e sensíveis à dor dessas vítimas. Nossa prioridade é oferecer respostas rápidas e efetivas, fortalecendo a rede de proteção e mostrando que as mulheres de Alagoas não estão sozinhas: o Estado está ao lado delas, pronto para agir”, disse o secretário.
A iniciativa faz parte das ações do Programa Alagoas Lilás, política pública permanente contra a violência doméstica, instituída pelo Governo do Estado.
Veja também
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas gravemente feridas no Trapiche em Maceió
Polícia Civil de Alagoas manifesta pesar por mortes de policiais em operação no Rio de Janeiro
Delegado é baleado e luta pela vida após operação no Complexo da Penha
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
