Programa Câmara Empreendedora irá fortalecer atuação das micro e pequenas empresas
Ação da Câmara Municipal de Maceió em parceria com o Sebrae foi lançada nesta terça-feira (30) e já conta com uma série de metas

Fortalecer a micro e pequena empresa e abrir caminhos para o crescimento do microempreendedor individual (MEI) são objetivos do programa Câmara Empreendedora, lançado nesta terça-feira (30), em um café da manhã na Associação Comercial de Maceió.
A ação da Câmara Municipal em parceria com o Sebrae tem o propósito de simplificar e modernizar as leis voltadas às micro e pequenas empresas, estimular que as compras públicas sejam feitas com fornecedores locais, incentivar a educação empreendedora e disseminar boas práticas legislativas.
Em Maceió, das 152 mil empresas ativas, quase metade é MEI, segmento invisibilizado, mas com forte capacidade de geração de renda. E é também atenta a eles que a Câmara pretende atuar em parceria com o Sebrae, como reforçou o vereador Chico Filho, durante o lançamento. “Esse trabalho que vai ser realizado com o Sebrae é fundamental para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Esse programa vai permitir que a equipe técnica e nós, vereadores, possamos sentar à mesa e criar um ambiente em que nossa legislação seja inovadora. É um grande desafio, mas eu tenho certeza que todos os vereadores aqui têm o mesmo desejo, de tornar a Câmara uma impulsora do desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou o presidente do Legislativo.

O programa Câmara Empreendedora irá incentivar, por meio de leis, o Poder Executivo a investir recursos nas pequenas empresas e facilitar a participação delas nas licitações. Outro objetivo é criar a Política Municipal de Compras e a Frente Parlamentar da micro e pequena empresa.
Os vereadores confirmaram apoio à ação. Allan Pierre, David Empregos, Leonardo Dias, Olívia Tenório e Silvania Barbosa reforçaram em suas falas a importância de fortalecer o empreendedorismo em Maceió. E também estiveram presentes Cal Moreira, Caio Bebeto, Aldo Loureiro, Thales Diniz e Milton Ronalsa.

O diretor técnico do Sebrae, Keylle Lima, propôs ainda a criação de incentivos a desconcentração de serviços hospitalares nos bairros da cidade, para facilitar o deslocamento da população, além da implementação de dispositivos da Lei de Liberdade Econômica para reduzir a burocracia, e a criação de um pacto pelo pequeno negócio.
Keylle Lima destacou o papel do Poder Legislativo. “Qual é o papel da Câmara para o desenvolvimento do município? Existem mecanismos do ponto de vista legislativo que, em parceria com o Executivo, dá para a gente pensar. A Câmara tem a capacidade de facilitar e melhorar o ambiente regulatório das micro e pequenas empresas e, aqui, eu também deixo um outro desafio, para a gente implementar a educação empreendedora”, apontou.
O presidente da Associação Comercial, Kennedy Calheiros, destacou o potencial do comércio nos bairros de Maceió e sugeriu um mapeamento da atividade econômica local. “Todo dia, a gente tem que dar um passo para frente e qualquer região está apta a isso. Vamos mapear a atividade econômica, o empreendedorismo, no Vergel, no Benedito Bentes, em todos os bairros. Às vezes não dá pra fazer uma grande indústria naquele local, mas dá para fazer uma pequena fábrica”, concluiu.

Veja também
Últimas notícias

Ladrão invade mansão, faz pizza, toma café e foge com carro roubado

“Erro” em bilhete de loteria faz mulher ganhar mais R$ 1,5 milhão

Jovem comove ao cortar cabelo e fazer peruca para madrinha com câncer

Polícia prende traficante com drogas dentro de casa no município de Messias

Filho de ‘Mamulengo das Alagoas’ divulga vídeo em defesa do pai acusado de estupro

Gleisi elogia relatório de Lira sobre isenção do IR para R$ 5.000: ‘Muito equilibrado’
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
