Concursos

Aprovados em concurso da saúde de 2002 cobram nomeação durante manifestação me Maceió

Cerca de 100 pessoas compareceram ao protesto, com faixas e cartazes informando que o concurso unificado da SESAU/UNCISAL de 2002 está vigente, e pedindo que eles sejam, finalmente, convocados

Por Wanessa Santos 09/10/2025 12h12 - Atualizado em 09/10/2025 12h12
Aprovados em concurso da saúde de 2002 cobram nomeação durante manifestação me Maceió
A reivindicação vem no momento em que o Governo de Alagoas anuncia um dos maiores concursos públicos do estado de AL - Foto: Cortesia

Aprovados no concurso público da SESAU/UNCISAL de 2002 realizaram um protesto, nesta quinta-feira (9), na Praça dos Martírios, localizada no bairro Centro, em Maceió, para exigir que o estado realize a nomeação dos cerca de mil aprovados daquele certame. A reivindicação vem no momento em que o Governo de Alagoas anuncia um dos maiores concursos públicos do estado, que deverá ofertar diversas vagas também para a área da saúde.

De acordo com os idealizadores da manifestação, o ato pacífico teve início às 8h desta quinta. Os aprovados, que esperam pelo chamamento há 23 anos, acionaram o Ministério Público Estadual (MPE) no ano de 2007, que ajuizou uma ação para obrigar o Estado a realizar a nomeação. Desde então o caso percorreu várias instâncias até o trânsito em julgado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2019, confirmando a obrigação do Estado em nomear os concursados. O TJAL determinou diversas vezes que o governo realizasse a convocação dos aprovados, inclusive com prazo e multa diária de R$ 10 mil pelo descumprimento.


Cerca de 100 pessoas compareceram ao protesto, com faixas e cartazes informando que o concurso unificado da SESAU/UNCISAL de 2002 está vigente, e que um novo certamente para área da saúde não seria a solução, mas sim, a convocação dos aprovados que seguem aguardando nomeação.

Eles pedem que o Ministério Público e o Governo de Alagoas corrijam o que eles afirmam ser um erro e que já perdura há mais de 20 anos.

Os aprovados também criticam a contratação de cerca de 8 mil terceirizados na área da saúde em Alagoas, enquanto que os mil profissionais que passaram no concurso público de 2002 seguem esperando serem chamados para assumirem seus respectivos postos.