Saúde

Médico raspa a cabeça em gesto de amor à filha em tratamento contra o câncer em Maceió

Maria Luíza está em tratamento há cerca de dois meses e realiza transfusões de sangue durante as sessões de quimioterapia

Por Wanessa Santos 12/10/2025 09h09 - Atualizado em 12/10/2025 10h10
Médico raspa a cabeça em gesto de amor à filha em tratamento contra o câncer em Maceió
Pai de Maria Luíza raspa a própria cabeça em gesto de apoio a filha, de apenas um ano que luta contra um câncer - Foto: Reprodução /Vídeo / Redes Sociais

O gesto simples, mas carregado de amor e coragem, comoveu os maceioenses nas redes sociais neste fim de semana. O cirurgião Victor Cardoso, pai da pequena Maria Luíza Montenegro Rocha, de apenas um ano, que luta contra o câncer na Santa Casa de Maceió, raspou a própria cabeça em homenagem à filha.

No vídeo publicado no sábado (11), Victor aparece sentado com uma máquina de cortar cabelo nas mãos, enquanto a menina o observa com curiosidade. A mãe, Jordanna Lyra, se aproxima e o ajuda a raspar o restante do cabelo diante da filha, uma cena emocionante e comovente, que representa a força da família.

Na legenda da publicação, o pai desabafou sobre o momento difícil, mas também sobre a esperança que tem guiado o casal desde o início do tratamento:

“Hoje fiz por ela e para ela… um dia minha filha entenderá e eu, com o coração apertadinho, direi sobre o seu processo e sobre sua cura! (...) Quis mostrar pra ela que cabelo não é o que nos define. Que a coragem que tem de enfrentar cada dia dessa luta será sempre sua maior virtude. Se ela precisar chorar, enxugarei suas lágrimas; se precisar sorrir, vou ser o primeiro a fazer palhaçada. Somos um só — e nessa batalha, não existe ela sozinha. Somos nós. Eu, você e mamãe.”

Maria Luíza está em tratamento há cerca de dois meses e realiza transfusões de sangue durante as sessões de quimioterapia. Desde a semana passada, familiares e amigos têm mobilizado uma campanha de doação de sangue no Hemocentro da Santa Casa, em nome da menina, reforçando a importância do gesto solidário.

O caso da pequena Malu, como é carinhosamente chamada, tem emocionado a população alagoana e se tornado símbolo de fé e esperança. “Acreditamos piamente no poder da ciência e da fé. Juntos, são imbatíveis”, escreveu Victor.

Quem desejar contribuir pode doar sangue de qualquer tipo no Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió, informando o nome de Maria Luíza Montenegro Rocha.

O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 16h, na Rua Barão de Maceió, no Centro da capital.