Governo inaugura centro de atendimento a crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência
Caica homenageará Ana Beatriz e marcará nova fase da proteção à infância em Alagoas
O Governo de Alagoas inaugura nesta quarta-feira (29) o Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes (Caica). O equipamento se chamará Caica Ana Beatriz e ofertará atendimento especializado ao público infantojuvenil vítima ou testemunha de violência. A inauguração será às 9h, no auditório do próprio Caica, que fica na Avenida Professor Santos Ferraz, nº 321, no bairro Poço, em Maceió.
O Caica é mais um serviço da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) para garantir a proteção integral de crianças e adolescentes contra qualquer tipo de violência.
O equipamento ofertará atendimento integral e multidisciplinar às crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, tornando-se um serviço de referência no estado. Os familiares ou responsáveis deles também serão assistidos.
Além disso, o Caica prestará assessoramento técnico aos municípios para formação e articulação de uma rede, bem como contribuirá para o fortalecimento das políticas de proteção à infância e adolescência. O centro ofertará ainda outras ações para crianças e adolescentes nas escolas públicas, a exemplo dos projetos #NaRede e Ouvir para Proteger.
O Caica pretende deixar como legado a estruturação de um modelo de referência para o estado, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos e promovendo a articulação interinstitucional. O objetivo é romper práticas fragmentadas e revitimizantes, por meio do acolhimento ético, técnico e humanizado às vítimas e suas famílias.
Caica Ana Beatriz
A solenidade de inauguração tem um gesto simbólico de memória e resistência em homenagem à adolescente Ana Beatriz Moura, que desapareceu em 8 de abril deste ano, após deixar o campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em uma moto por aplicativo. Ela teve o corpo encontrado no dia 3 de maio em um sítio abandonado, entre os bairros de Guaxuma e Garça Torta, após buscas da polícia.
O caso ocorreu coincidentemente em pleno Maio Laranja, mês de enfrentamento à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Bia, como era conhecida, tinha 15 anos e cursava o ensino médio técnico em Eletrotécnica, no Ifal.
A secretária Tereza Nelma (Secdef) destacou a importância da homenagem. “Esse centro homenageia Ana Beatriz Moura, cuja vida luminosa e promissora se tornou símbolo na luta por justiça e segurança de crianças e adolescentes. Ana Beatriz, aos 15 anos, era alegria, inteligência e amor. Estudante de Eletrotécnica no Ifal, almejava a Medicina. Seu legado inspira o compromisso inadiável do Governo do Estado em garantir que nenhuma criança ou adolescente sofra qualquer forma de violência. Ana Beatriz é memória presente e grito por proteção integral. Honramos sua vida e seus sonhos”, disse.
Veja também
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
