Saúde

Você sabe quando procurar os serviços da UBS ou da UPA? Sesau esclarece!

As duas unidades têm perfil assistencial específico para cada situação apresentada

Por 7Segundos com Ascom Sesau 04/11/2025 16h04
Você sabe quando procurar os serviços da UBS ou da UPA? Sesau esclarece!
Usuários devem se atentar para o perfil assistencial ao procurar a UBS ou a UPA - Foto: Carla Cleto

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são serviços essenciais do Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, os dois equipamentos de saúde têm perfis assistenciais distintos e devem ser procurados em situações específicas.

As UBSs são unidades gerenciadas, exclusivamente, pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) e estão presentes nos 102 municípios alagoanos. Elas são responsáveis pelos atendimentos oferecidos pela Atenção Primária em Saúde, considerada a porta de entrada do SUS e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Além de consultas eletivas, odontológicas e de pré-natal, as UBSs asseguram a aplicação de vacinas, acompanhamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, e asseguram a realização de curativos e a distribuição de medicamentos básicos. Paralelamente, acompanham os pacientes com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

As UBSs também fazem exames preventivos, como o papanicolau e testes rápidos de HIV, sífilis e de gravidez. Por serem a porta de entrada do SUS, elas também atuam na promoção da saúde, por meio de grupos multiprofissionais que fazem visitas domiciliares, prevenindo várias doenças.

UPAs


Já as UPAs prestam serviços intermediários entre a Atenção Primária em Saúde e a Média Complexidade, e asseguram atendimento de urgência pré-hospitalar. Elas funcionam todos os dias da semana, 24 horas por dia, com triagem e por meio de classificação de risco.


Deste modo, ao necessitar de atendimento de urgência, o paciente deve se dirigir à UPA mais próxima de sua residência. Além de pacientes com febre alta acima de 39°C, ela atende pessoas com falta de ar intensa, que apresentam cortes profundos e fraturas sem exposição óssea, além de crise de asma ou convulsão.

Unidade certa


O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, salienta que, ao procurar o serviço adequado, a população contribui para a melhor organização e celeridade nos atendimentos no SUS. Com isso, são evitados transtornos, demora no atendimento e, consequentemente, o usuário terá acesso a um atendimento satisfatório.


“A rede de assistência é organizada para atender os usuários de acordo com o problema de saúde apresentado. Como UBS e UPA apresentam perfil assistencial específico, é importante que o paciente procure a unidade adequada ao necessitar de atendimento médico, de forma a otimizar e agilizar o atendimento", frisou o gestor da Sesau.