[Vídeo] Operação Frida tem mais de 20 alvos e já soma 11 presos por crimes contra mulheres em AL
Ação foi deflagrada em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Pão de Açúcar
Nesta segunda-feira (25), Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, Alagoas amanheceu com uma grande ação policial de enfrentamento aos crimes contra o público feminino. A Polícia Civil deflagrou a Operação Frida para cumprir mais de 20 mandados de prisão contra homens acusados de violência sexual, física, psicológica e patrimonial. Até o momento, 11 suspeitos já foram detidos.
A operação teve início nas primeiras horas da manhã e segue ao longo do dia em municípios como Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Pão de Açúcar. Segundo a Polícia Civil, a data simboliza uma resposta firme do Estado em defesa das mulheres e reforça o compromisso com a punição rigorosa dos autores de violência doméstica e familiar.
A delegada Ana Luiza Nogueira, coordenadora das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs) destacou que a ação também carrega duas mensagens centrais: a importância da denúncia e a necessidade da repressão efetiva. “Em muitos casos só conseguimos chegar à prisão porque as vítimas tiveram coragem de procurar a delegacia, registrar o boletim de ocorrência ou solicitar medidas protetivas. A denúncia é fundamental para prevenir novos casos”, explica.
Ela reforça, ainda, que Alagoas registra em 2025 o maior número de agressores presos da história. Somente neste ano, mais de 2 mil homens envolvidos em violência doméstica foram detidos pelas forças de segurança.
Outro ponto marcante da operação é o protagonismo feminino. A maior parte do efetivo mobilizado na Frida é composta por policiais mulheres, uma forma de fortalecer a presença feminina nas forças de segurança, historicamente dominadas por homens. “Lugar de mulher é onde ela quiser, e também na polícia”, afirmou a delegada, incentivando mais mulheres a ingressarem nas carreiras policiais.
Últimas notícias
Carro capota na zona rural de Craíbas e mobiliza moradores durante a noite
No Brasil, 9 em cada 10 refugiados registrados são venezuelanos
Cantor colombiano Yeison Jiménez morre em acidente aéreo
Turista é mordida por tubarão durante mergulho em Fernando de Noronha
Velório de Manoel Carlos será restrito a amigos e familiares
Mega-Sena acumula, e prêmio sobe para R$ 20 milhões; veja dezenas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
