[Vídeo] Operação Frida tem mais de 20 alvos e já soma 11 presos por crimes contra mulheres em AL
Ação foi deflagrada em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Pão de Açúcar
Nesta segunda-feira (25), Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, Alagoas amanheceu com uma grande ação policial de enfrentamento aos crimes contra o público feminino. A Polícia Civil deflagrou a Operação Frida para cumprir mais de 20 mandados de prisão contra homens acusados de violência sexual, física, psicológica e patrimonial. Até o momento, 11 suspeitos já foram detidos.
A operação teve início nas primeiras horas da manhã e segue ao longo do dia em municípios como Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Pão de Açúcar. Segundo a Polícia Civil, a data simboliza uma resposta firme do Estado em defesa das mulheres e reforça o compromisso com a punição rigorosa dos autores de violência doméstica e familiar.
A delegada Ana Luiza Nogueira, coordenadora das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs) destacou que a ação também carrega duas mensagens centrais: a importância da denúncia e a necessidade da repressão efetiva. “Em muitos casos só conseguimos chegar à prisão porque as vítimas tiveram coragem de procurar a delegacia, registrar o boletim de ocorrência ou solicitar medidas protetivas. A denúncia é fundamental para prevenir novos casos”, explica.
Ela reforça, ainda, que Alagoas registra em 2025 o maior número de agressores presos da história. Somente neste ano, mais de 2 mil homens envolvidos em violência doméstica foram detidos pelas forças de segurança.
Outro ponto marcante da operação é o protagonismo feminino. A maior parte do efetivo mobilizado na Frida é composta por policiais mulheres, uma forma de fortalecer a presença feminina nas forças de segurança, historicamente dominadas por homens. “Lugar de mulher é onde ela quiser, e também na polícia”, afirmou a delegada, incentivando mais mulheres a ingressarem nas carreiras policiais.
Últimas notícias
Em derrota para o governo, CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria
Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira
Bolsonaro pede autorização para fazer fisioterapia na prisão
Rafael Brito realiza sonho de milhares de educadores e luta para transformar PIBID em lei
Incêndio em vegetação mobiliza Corpo de Bombeiros na Avenida Governador Afrânio Lages, em Maceió
Captação de órgãos no HGE eleva Alagoas a 52 registros em 2025 e beneficia quatro pacientes
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
