Política

Calheiros e Lira disputam o voto dos 90 mil alagoanos beneficiados pela isenção do IR

Ambos relataram o projeto de lei no Senado e na Câmara dos Deputados

Por Felipe Ferreira 01/12/2025 11h11 - Atualizado em 01/12/2025 11h11
Calheiros e Lira disputam o voto dos 90 mil alagoanos beneficiados pela isenção do IR
Renan Calheiros e Arthur Lira devem disputar o Senado em 2026 - Foto: Montagem 7Segundos

O senador Renan Calheiros (MDB) e o deputado federal Arthur Lira (PP) devem disputar, em 2026, o voto de cada alagoano que será beneficiado pela isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil por mês.

De acordo com dados do governo federal, cerca de 90,4 mil alagoanos estarão isentos da cobrança do tributo. Outros 48,7 mil, com renda de até R$ 7,35 mil mensal, terão desconto parcial.

O impacto no bolso dos alagoanos pode render votos não só ao presidente Lula, autor do projeto de lei, mas também aos relatores do texto no Senado e na Câmara.

Renan Calheiros e Arthur Lira estiveram à frente das discussões em suas respectivas Casas e tentam levar parte do crédito pela aprovação do projeto.

Nas redes sociais, Renan Calheiros tem dito estar orgulhoso por relatar o projeto e que sua aprovação “é um grande passo para justiça tributária no Brasil, fazendo quem ganha muito pagar o justo para que quem ganha menos não pague nada”.

Já Arthur Lira, além de comemorar a aprovação nas redes sociais e até fazer acenos a Lula durante a sanção do projeto, espalhou outdoors pelo estado mostrando que a isenção do IR é fruto de seu trabalho em Brasília.

Vale lembrar que ambos, Renan e Arthur, irão disputar o Senado Federal em 2026. Segundo as pesquisas, o páreo deve ser acirrado com a ascensão política de Marina Candia.