MPF requisita inquérito policial para investigar morte de elefante-marinho em AL
Animal foi vítima de agressões com objeto cortante; caso pode configurar crime ambiental com agravante por ter ocorrido em unidade de conservação
O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas requisitou a instauração de inquérito policial para apurar a morte do elefante-marinho conhecido como “Leôncio”, encontrado no litoral sul do estado. A medida foi adotada após a análise de laudo técnico que aponta indícios de ação humana na morte do animal.
De acordo com o despacho assinado pelo procurador da República Lucas Horta, a materialidade do crime está comprovada por exame de necropsia, que concluiu que o animal sofreu politraumatismo grave causado por instrumento cortante, com lesões provocadas ainda em vida.
Crime ambiental
Em tese, a conduta se enquadra como crime contra a fauna, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), por matar espécime da fauna silvestre. O caso pode ter agravante, já que o fato ocorreu na área da Reserva Extrativista (Resex) Marinha de Jequiá da Praia, uma unidade de conservação federal.
Apesar da comprovação do crime, a autoria ainda é desconhecida, o que motivou o pedido de investigação à Polícia Federal.
O MPF requisitou uma série de diligências para auxiliar na identificação dos responsáveis. O prazo inicial para a realização das diligências é de 90 dias.
“Casos como esse evidenciam a importância da proteção da fauna silvestre e do respeito às áreas de conservação. A responsabilização é parte dessa proteção, mas também é preciso reforçar a conscientização da sociedade”, comentou o procurador Lucas Horta.
Atuação do MPF
A atuação do MPF no caso se justifica pelo fato de o crime ter ocorrido em unidade de conservação federal, o que atrai a competência da Justiça Federal. O objetivo é garantir a apuração completa dos fatos e a responsabilização dos envolvidos, caso confirmada a prática de crime ambiental.
Veja também
Últimas notícias
Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo e ameaça no município de Delmiro Gouveia
Homem é preso suspeito de agredir a companheira no bairro Olho d'Água dos Cazuzinhas, em Arapiraca
“Quem é neutro é shampoo”, diz Renan Filho ao reafirmar apoio a Lula, em Arapiraca
Deputado Fabio Costa visita Hospital Santa Rita e reforça destinação de recursos para unidade em Palmeira dos Índios
Bombeiros seguem vistoriando área atingida por queda de aeronave em Belo Horizonte
Xanddy Harmonia lamenta morte de pagodeiro Zau O Pássaro, ocorrida na manhã desta segunda-feira (4)
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
