População aguarda com expectativa construção do Hospital Regional do Norte
Moradores aguardam esperançosos pela construção do Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo, que terá o perfil de atendimento em urgência e emergência e irá assegurar, quando estiver pronto, 7.763 atendimentos mensais.
Uma moradora de Porto Calvo que também espera, com grande expectativa, pelo Hospital Regional do Norte, é a aposentada Marlene da Silva, de 74 anos. Ela conta que, todas as vezes que precisa de assistência médica, tem dificuldade de encontrar um atendimento especializado na cidade. Por isso, sempre vai a Maceió para cuidar de sua saúde, como ocorreu, quando precisou fazer um cateterismo cardíaco e passar por uma cirurgia na mão esquerda, com o intuito de retirar um nódulo acima dos tendões.
“Não consigo andar sozinha e, por essa razão, sempre que vou à capital, a minha nora me acompanha. Além da passagem, pago também a alimentação - e tudo isso pesa no bolso no final do mês”, comentou Marlene, que sobrevive com menos de um salário mínimo. “A construção desse hospital vai beneficiar tanta gente, principalmente àqueles que precisam realizar algum tipo de procedimento cirúrgico”, salientou.
Orçado em R$ 29,8 milhões, custeados pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), a unidade vai dispor de 123 leitos, distribuídos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, Centros de Parto Normal (CPN), UTIs Neonatais, Unidades de Cuidados Intermediários Convencionais (UCICos), UTIs Pediátricas e internação (gineco-obstétrica, pediátrica, clínica e cirúrgica). O hospital contará, ainda, com Serviço de Procedimento de Roupa (SPR), Serviço de Nutrição e Dietética (SDN), Lactário, Nutrição Enteral, Banco de Leite Humano (BLH) e um Centro de Referência que vai oferecer atendimento com equipe multiprofissional especializada.
De acordo com o engenheiro Yuri Balbino, a obra está 20.04% executada e segue em ritmo acelerado.
“Os trabalhos estão sendo executados nos dois turnos, formado por 90 funcionários. A expectativa é que, após a inauguração, a unidade possa beneficiar 166 mil alagoanos, que residem nos municípios de Porto Calvo, Jacuípe, Japaratinga, Maragogi, Matriz do Camaragibe, Porto de Pedras, São Luiz do Quitunde e São Miguel dos Milagres”, salientou.
Veja também
Últimas notícias
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
