Município de Maragogi recebe ações do projeto nacional MPT na Escola
Capacitação com coordenadores pedagógicos do município aconteceu nesta terça-feira
As ações do projeto nacional MPT na Escola - reconhecido por integrar alunos, professores e comunidade na prevenção e combate ao trabalho infantil no país – chegaram ao município de Maragogi, na região Norte de Alagoas nesta terça-feira (19). Durante uma capacitação, a procuradora Virgínia Ferreira apresentou o projeto a coordenadoras pedagógicas de nove escolas públicas municipais.
Maragogi está entre os quatro municípios escolhidos para a implantação inicial das atividades - junto com Maceió, União dos Palmares e Murici - devido ao alto potencial turístico que, segundo Virgínia, infelizmente atrai crianças e adolescentes para o trabalho ilegal. Em todo o Estado, segundo a procuradora, o alto índice de desemprego, a falta de qualificação profissional e a dependência da atividade sucroalcooleira são fatores que aumentam a gravidade do problema.
“Queremos conscientizar os alunos e seus pais de que a infância deve ser protegida, de que crianças têm direito à saúde, lazer, e que qualquer forma de trabalho infantil traz danos físicos, psicológicos, aumento da violência e outros prejuízos. O poder público tem a responsabilidade de garantir os direitos necessários às crianças e adolescentes, mas a alternativa que buscamos é inserir o tema nas escolas por meio da produção de atividades e projetos”, disse Virgínia.
O projeto - idealizado no Estado do Ceará e premiado nacionalmente - tem o objetivo de oferecer aos educadores as orientações necessárias sobre como abordar o tema Trabalho Infantil em sala de aula, por meio de oficinas de capacitação, criação de planos de ação para suas escolas, no intuito de evitar a evasão dos estudantes e fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes. A culminância do projeto acontece ao final de cada ano, quando o MPT na Escola premia os melhores trabalhos produzidos pelos alunos das instituições de ensino, dentre redações, peças teatrais, artes com pintura e outras modalidades.
Em Alagoas, as capacitações do MPT na Escola já foram realizadas no município de União dos Palmares, no mês de maio, com a participação de cerca de 50 professores. Na tarde de segunda-feira, 18, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Maceió, também receberam orientações do projeto representantes das escolas Lamenha Lins, Major Bonifácio Silveira, Nosso Lar e Audival Amélio da Silva.
Veja também
Últimas notícias
Governo publica lei que torna comunicação pública mais clara e simples
Hemoal faz coletas de sangue em Santana do Ipanema e União dos Palmares, nesta terça (18)
Guarda Municipal prende suspeitos de furtar tapumes na Praça Sinimbu
Governo de AL publica lista de documentos para aprovados do concurso da saúde
Corpo de médico assassinado pela ex-esposa é liberado do IML de Arapiraca
Ministério Público exige fim de convênio que expôs alunos a riscos em escolas de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
