Novos juízes do TJ/AL concluem curso de formação promovido pela Esmal
Modelo inovador uniu aulas teóricas às atividade nas comarcas; encerramento aconteceu nesta quinta-feira (21)

Na manhã desta quinta-feira (21), os mais novos magistrados do Poder Judiciário de Alagoas concluíram a formação inicial para ingresso na carreira. A solenidade de encerramento das aulas aconteceu na Escola Superior da Magistratura (Esmal), responsável pelo planejamento das 575 horas de capacitação, teórica e prática, preparatórias para o efetivo exercício da atividade judicante.
Na ocasião, o desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo representou a Presidência do Tribunal de Justiça (TJ/AL). Ele ressaltou o compromisso que os formandos devem ter com a sociedade.
“Enfrentamos um momento de tensão no qual a magistratura se tornou uma função estatal intensamente questionada pelos brasileiros. Para superar esta imagem, é preciso ser produtivo e ter consciência do papel de cada um no desenvolvimento do Judiciário. É preciso fazer o bem para as pessoas, pois é para isso que trabalhamos”, observou.
Inovação
Pela primeira vez no estado, durante a formação os novos magistrados dividiram o seu tempo entre as lições em sala de aula e as atividades nas comarcas para as quais foram designados, sempre sob tutoria de juízes mais experientes. A inovação, segundo Alberto Jorge Correia de Barros Lima, coordenador geral de cursos da Esmal, ofereceu uma perspectiva mais ampla de atuação para os juízes empossados em janeiro deste ano.
“Parabenizo a turma não só pela capacidade técnica, mas pelo esforço para cumprir com tantas atribuições, o que demonstra o grau de comprometimento de todos. A partir de agora, a experiência vai moldá-los, mas todos já são extremamente preparados para os desafios da magistratura”, afirmou o juiz Alberto Jorge.
Toda a formação foi conduzida conforme parâmetros definidos pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que orienta que seja seguida uma perspectiva ética e humanística nos cursos oficiais para ingresso na carreira.
Para o desembargador Eladio Luiz da Silva Lecey, presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, a capacitação foi exitosa porque abordou detalhadamente o papel do juiz na sociedade contemporânea. “A Esmal, uma escola de excelência, entregou um curso ainda mais completo do que aquele proposto pela Enfam”, avaliou.
Designada para a comarca de Olho D’água das Flores, a juíza Larrissa Lins, acredita que o novo formato de curso deu a ela a oportunidade de conhecer a unidade e de adiantar o trabalho pelo qual já é responsável.
“Admito que esses cinco meses foram muito cansativos, mas também extremamente valiosos. Nesse período fomos muito bem recebidos pelos colegas, conhecemos a estrutura das unidades e do Tribunal, participamos de reuniões, fizemos visitas a diversos órgãos públicos, tudo isso para que ficássemos verdadeiramente integrados com o que vamos passar a lidar na nossa profissão”, elogiou.
Fernando Tourinho de Omena Souza, diretor-geral da Esmal, também aproveitou o momento para falar da importância de os novos juízes se inserirem na sociedade, buscando contribuir com o jurisdicionado, especialmente em pequenos municípios. “A magistratura nos dá a possibilidade de mudarmos realidade que nos cerca. Embora grande parte dos processos seja hoje virtual, a sensibilidade do magistrado continua fazendo a diferença. O caminho, sem dúvidas, é árduo, mas contamos com servidores competentes que nos apoiam nesta missão”, ressaltou o desembargador.
Veja também
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
